Um departamento de atendimento renovado, mas com capacidade de mixar profissionais experientes e jovens talentos. Esse é o equilíbrio que o executivo Marcelo Passos quer para a área de atendimento da Africa. Como diretor-geral deste departamento que cuida do dia-a-dia dos clientes, Passos defende a tese de que uma equipe harmoniosa produz mais resultados. O projeto de mudanças teve aval de Márcio Santoro e Sérgio Gordilho, presidentes da agência do grupo ABC.
Entre as principais novidades está a chegada de quatro diretores de conta: André Silveira (Vale), Carlos D’Ávila (Seara), Elton Longhi (Brahma) e José Eduardo Schwartsman (Walmart). Passos também implementou políticas de treinamento para embasar promoções de profissionais. “Fizemos alguns ajustes e o resultado é que conseguimos reduzir o turn over, atrair novos profissionais e fazer uma mistura de talentos, entre os profissionais mais experientes e os mais jovens”, ele explicou.
Ele ressalta que avaliar o papel do atendimento tem complexidade diferente da mídia ou da criação. “No nosso caso não existem prêmios nem planos ousados. O único jeito de mensurar o desempenho da área de atendimento é quanto tudo funciona em harmonia: os clientes estão felizes, não se perde conta, quando se coloca grandes campanhas na rua e, especialmente, quando a agência cresce no ranking”, exemplificou.