A Africa anunciou, nesta terça-feira (27), uma parceria com a MindRoads, empresa que representa o método de pesquisa Zmet no Brasil. A técnica patenteada, que une antropologia, sociologia, psicologia cognitiva, linguística e neuromarketiong, foi desenvolvida na Harvard Business School, nos Estados Unidos, pela equipe do professor Gerald Zaltman e capta a percepção inconsciente do consumidor diante de produtos e serviços.
“Aprendemos como a mente do consumidor funciona para desenvolver um produto melhor”, explicou Josiah Foster, sócio-fundador da MindRoads.
Foster mostrou três atributos importantes descobertos pela técnica: os seres humanos têm muito mais semelhanças do que diferenças, independente da cultura em que está inserido; a mente humana pensa em imagens e lembra de histórias; e as metáforas são os portais para se comunicar com os níveis mais profundos da mente humana.
A parceria da consultoria com a Africa já dura cerca de um ano. Até agora, a agência já usou o sistema para entender como o consumidor vê o futebol, a telefonia e o progresso material. “Vamos usar o Zmet em três grandes universos: categoria de produtos, marcas específicas e assuntos de interesse geral, como por exemplo o futebol. Queremos investir na formação de um banco de dados. No ano que vem, teremos um projeto ligado a samba”, contou Pedro Cruz, vp de planejamento da agência.
Até agora, a Africa já colocou em prática os conhecimentos das pesquisas nas campanhas da Brahma e de Vivo. No ano que vem, o Zmet será estendido a Itaú e Mitsubishi.
por Cristiane Marsola