Agência de tecnologia YDreams Brasil amplia atuação internacional

A agência de tecnologia e design YDreams, que chegou ao Brasil em 2007, assume o atendimento internacional das áreas de projetos e serviços do grupo. Há três anos, o atendimento mundial de serviços já havia sido transferido da Europa para a YDreams Brasil, e agora é a vez de produtos. Assim, a empresa fortalece sua posição por aqui, com escritórios no Rio de Janeiro e São Paulo funcionando sob o comando de Karina Israel e Daniel Japiassu, que iniciaram a operação brasileira e hoje são sócios minoritários junto com a holding Ymed, baseada em Madri.

Divulgação

Daniel Japiassu e Karina Israel: “Unimos o real ao virtual para clientes que buscam novos caminhos, que querem inovar”

Possivelmente, em breve, a marca YDreams deve passar a ser utilizada apenas no Brasil, mas Karina afirma que há negociações em curso e nada foi 100% definido. De qualquer modo, simboliza esse movimento de fortalecimento na operação brasileira a renovação da logomarca da empresa, feita recentemente pela diretora de criação, Ana Monte. Karina – que começou a trabalhar na YDreams em Portugal e retornou ao Brasil com a missão de montar a empresa por aqui – afirma que há planos de criar, no futuro, uma base global da empresa na América do Norte, possivelmente no Canadá.

Aqui, os escritórios têm cerca de 50 profissionais nas mais diversas áreas – de design gráfico e industrial a engenharia mecânica e eletrônica. Karina conta que há uma curiosidade muito grande pelo trabalho da YDreams, muitas vezes não compreendido pelos clientes, acostumados a dividir fornecedores entre agências e produtoras. A YDreams não é nenhum dos dois. “Poderiamos ser uma consultoria, por exemplo. O que fazemos é repensar o mundo real utilizando o digital para resolver problemas. Não estamos no âmbito da arte. Unimos o real ao virtual para clientes que buscam novos caminhos, que querem inovar”, diz.

As criações vão desde ambientes inteligentes, computação ubíqua, internet das coisas, museus interativos, mídias interativas e por aí vai. Para o Bradesco, por exemplo, a empresa criou o Espaço Bradesco Next, no Shopping JK Iguatemi, uma pequena amostra de como deverão ser os bancos no futuro. Recentemente, foram criadas três novas unidades dentro de um projeto itinerante, nos shoppings Iguatemi, Morumbi e São Caetano. Na Espanha, a YDreams executou ainda em 2010 o centro de visitantes da Cidade Grupo Santander, em Biadilla del Monte, com recepcionistas-robôs, painéis de led sensíveis ao toque e toda sorte de novidades interativas e inteligentes. No Centro de Experiência Cervejeira, da cervejaria Bohemia, em Petrópolis, a YDreams desenvolveu mais de 100 experiências interativas e prestou consultoria tecnológica para implementação das atrações.

O ano passado foi bom: a empresa manteve seu faturamento, o que em temos de crise é sempre resultado positivo. Este ano, há expectativa de vários projetos relativos às Olimpíadas, como casas temáticas – como a Casa Coca-Cola, que a YDreams desenvolveu na Copa do Mundo em 2014. Karina conta que dois grandes projetos de Olimpíadas já foram fechados.