Agência3 muda gestão e investe no modelo de atuação “all beta”
A Agência3 nasceu no Rio de Janeiro da união, há 19 anos, de três empresas independentes: Speroni, Ferrari e Genesis. A afinidade de valores e objetivos gerou uma das agências mais bem-sucedidas do mercado carioca.
Em 2011, incorporou a Staff Comunicação, movimento que trouxe para a sociedade o criativo Paulo Castro, atual diretor-geral da operação. Se on e off ainda são, frequentemente, tratados separadamente por diferentes empresas do mercado, na Agência3 a dissolução de fronteiras entre as áreas ocorreu nos idos de 2012, consolidando uma equipe multiplataforma, quando tecnologia, produção gráfica e digital, finalização e gerência de projetos passaram a integrar a área de Operações.
No início deste ano, depois de tomar a decisão de experimentar um novo modelo de gestão, a agência trocou a sede no bairro de Botafogo por um espaço mais leve e interessante, de 400 metros quadrados, na nova operação do Grupo We Work, na Barra da Tijuca. Dentro da nova estrutura organizacional, Paulo Castro assumiu como diretor-geral, e a maior novidade foi a criação de um conselho estratégico, presidido por Clóvis Speroni e formado pelos sócios Luciana Vasconi, Angelo Ferrari Jr, Théo Pilar e o consultor Luis Fernando Pedroso. O grupo mantém o olhar estratégico para o negócio. “Na Agência3 acreditamos que o melhor sempre é possível, e criamos um ecossistema para isso. Funcionamos no modo all beta. Por isso, somos adaptáveis, mutáveis, moldáveis, multidisciplinares e integrados, para fazer melhor”, diz Castro.
Para comandar a gestão no dia a dia da agência, Castro montou um board executivo composto pelos heads Daniel Bonela (diretor de criação), Deborah Peixoto (diretora de operações), Fabíola Mendonça (diretora financeira), Ingrid Lagrotta (head de Marcas & Growth Business) e, há apenas quatro meses, Willian Rocha (diretor de conexões). “A Comunicação não para de mudar. Transformar a gestão nos deu velocidade na tomada de decisões. Permite que a gente se adapte rápido e responda quase imediatamente a cada demanda do cliente. Com o apoio dos sócios no conselho estratégico conseguimos mesclar experiência com agilidade”, diz Castro.
William Rocha é o mais novo integrante no time de heads, ele lidera os departamentos de mídia e data intelligence na diretoria de conexões, criada para pensar a utilização de tecnologias exponenciais para armazenamento e análise de dados, conectando a inteligência de mercado com a ativação de mídia. “A cada dia que passa pensamos menos em comunicação e mais em gerar impacto no negócio dos clientes. Conseguimos entregar de fato uma mudança no negócio. E a inteligência de dados permeia todo o processo”, diz Rocha. O conceito de esquadrões (squads) é seguido internamente: a cada projeto, um time se reúne para trabalhar.
Outra mudança recente foi a de nome, filosofia e modus operandi da área de atendimento: ganhou o charmoso nome de Marcas & Growth Business, absorvendo um núcleo de inteligência de negócios e gestão de projetos, e passou a ter uma atuação junto aos clientes 100% data driven, project driven e intelligence driven, como explica Ingrid, que acrescenta: “Fizemos um redesenho da área e tenho hoje três hubs de clientes. Ao mesmo tempo, incorporei à área um núcleo de inteligência, com uma pessoa voltada para projetos e outra para dados. O núcleo alimenta, diariamente, os três hubs de negócios. Somos gestores de marcas e tudo o que fazemos diariamente, dinamicamente, é voltado para a busca do crescimento do cliente”.
Para atender às demandas de seu cliente L’Oréal, a Agência3 montou duas operações in house, em formato de squads, dentro do cliente: um cuida do SAC de 23 marcas, e o outro cria conteúdo para as redes sociais da Kérastase, Redken, L’Oréal Professionel, Lancôme e Segredos de Salão.
Outra novidade recente é o Programa de Diversidade 3+, que deu origem a um comitê com 21 colaboradores, com foco na atração e inclusão de mulheres, LGBTI+ e negros. As reuniões são mensais. “Viramos o jogo aqui. Hoje já contamos com 65% de mulheres no quadro geral da agência e 60% na diretoria, demonstrando o nosso foco na equidade de gênero”, diz a conselheira Luciana Vasconi. Outro movimento importante foi a assinatura do He for She, da ONU Mulheres. Não por acaso, o slogan da agência é Melhor é Possível.
RAIO X
Agência: Agência3
Ano de Fundação: 2000
Sócio e Diretor-Geral: Paulo Castro
Executivos: Daniel Bonela – diretora de criação; Deborah Peixoto – diretora de operações; Fabíola Mendonça – diretora financeira; Ingrid Lagrotta – head de marcas/growth business; William Rocha – diretor de conexões
Conselho: sócio e presidente – Clóvis Speroni
Sócios: Angelo Ferrari Jr., Luciana Vasconi e Théo Pilar
Consultor Externo: Luis Fernando Pedroso
Principais clientes: Eletrobras, Essilor, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Grupo Eleva, Guaracamp, Instituto Bola pra Frente, L’Oréal do Brasil, Prudential do Brasil, Valor Investe, RJZ, Seguradora Líder DPVAT, Taglit, Disque Denúncia, Dr. Tudo
Número de funcionários: 103