AgênciaClick cria para Fiat Mio

O modelo Fiat Mio, carro conceito programado pela montadora italiana para ser apresentado no mercado brasileiro no Salão do Automóvel de outubro de 2010, será inteiramente criado pelos consumidores.

Trata-se de projeto colaborativo inédito no País com base no conceito licenciado pelo “Creative Commons”. As sugestões envolvem design, propulsão, segurança, materiais e infotainment. Até o presente momento foram postados no portal http://fiatmio.cc 2004 ideias para o projeto enviadas por 2.413 usuários. O site já teve 115 mil visitantes únicos desde o seu lançamento no início deste mês de agosto.

A concepção  criativa da plataforma colaborativa é da AgênciaClick, há oito anos à frente da comunicação digital da Fiat. A ação tem participação da Spicy Media, de Adriano Silva. 

Na primeira fase, os consumidores partipantes da ação expuseram suas ideias em um fórum com profissionais da marca de carros. No segundo passo, passaram a compartilhar arquivos com esboços de parte do automóvel, fotos, vídeos e arquivos de áudio, ritual considerado essencial para os engenheiros do Centro de Estilo da Fiat da unidade fabril de Betim, em Minas Gerais, avaliarem a viabilidade das ideias propostas na internet. A terceira fase vai definir a dimensão física do carro conceito. E, por último, os participantes vão encaminhar propostas de comunicação e marketing, que serão definidas em conjunto com a divisão mercádológica da Fiat.

“Este projeto contribui para o posicionamento de inovação e tecnologia da Fiat. A interação é uma das mais fortes características da comunicação da empresa com o consumidor e, agora, levamos isto ao extremo com o Fiat Mio”, observou João Batista Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat. “É uma quebra de paradigma no setor automotivo, porque nenhuma montadora até o momento abriu o processo de desenvolvimento de um carro”, disse Peter Fassbender, gerente do Centro Estilo Fiat no Brasil.

Além de exibir o protótipo FCC III, nome briefing do Fiat Mio, a montadora vai exibir virtualmente algumas contribuições dos internautas no Salão do Automóvel

Paulo Macedo