As 50 maiores  agências do mercado brasileiro contabilizaram um faturamento bruto, sem descontos concedidos pelos veículos de comunicação e os recursos reservados para planos de incentivo, de R$ 7,099 bilhões no primeiro trimestre de 2009. A Y&R mantém a liderança do ranking de investimentos em mídia com um faturamento no período de R$ 982,3 milhões, mais do que o dobro da segunda colocada, a AlmapBBDO, que registrou R$ 395,2 milhões. 

Na pesquisa dos primeiros três meses de 2009 do Ibope Monitor chama atenção para a presença da AgênciaClick, com faturamento de R$ 44,3 milhões, na 44ª colocação, e da IDTBWA, com R$ 34,6 milhões, na 47ª colocação. São agências especializadas em comunicação online e que aparecem entre as 50 de maior faturamento.

Segundo o IAB (Interactive Advertising Bureau), a Internet deve crescer seu faturamento em 30%  sobre o ano de 2008, quando o movimento foi de R$ 760 milhões no mercado brasileiro. O Ibope Monitor passou o Ibope Monitor, passou a incluir no ranking de agências o meio internet desde janeiro de 2009. . O ranking completo está disponível no endereço http://www.almanaqueibope.com.br/asp/busca_resultado.asp

por Paulo Macedo