Agências abrem mão de anunciante após escândalo

A agência de mídia Initiative anunciou que está abrindo mão da conta da Papa John´s Pizza, terceira maior rede de delivery de pizza do mundo.  Também encerraram o contrato com o anunciante a Laundry Service e a Fallon, agências de criação, a Olson Engage, agência de relações públicas. 

Os movimentos ocorrem como resposta a um grande escândalo em torno da Papa John´s e seu fundador John Schnatter. Segundo uma reportagem da Forbes publicada na semana passada, ele usou a expressão “niggers” ao se referir aos negros, durante uma conference call com profissionais da Laundry Service para treinamento de relacionamento com a mídia. A palavra é extremamente ofensiva e de alto cunho racista.  Schnatter já renunciou ao  cargo.

Nesta quinta-feira (19), mais informações foram publicadas pela Forbes, dando conta de que o incidente não foi isolado, e que Schnatter implementou uma cultura de segregação na empresa, além de ter assediado sexualmente mulheres da companhia.

Após a primeira reportagem, a Initiative se comprometeu a prosseguir com a Papa John´s como cliente, por considerar o incidente algo isolado e acreditando que a empresa faria investimentos para criar um ambiente de trabalho mais inclusivo. Mas após as novas evidências, a agência não teve escolha a não ser encerrar o contrato.

Em relação a outro fornecedor de publicidade, a Laundry Service, a polêmica foi ainda maior. Após a veiculação das acusações da Forbes, Schnatter afirmou que a agência tentou extorqui-lo em US$ 6 milhões para não falar sobre o uso da palavra “nigger´s” na call. A acusação foi rebatida pela agência, que negou tudo.

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John Schnatter, fundador da Papa John´s, acusou agência de pedir US$ 6 milhões