Agências avançam no debate sobre paternidade e incentivam mudanças
Políticas internas inspiram campanhas que acompanham o avanço social sobre a representação e o papel assumidos pelo pai moderno
Prevista na Constituição desde 1988, a licença-paternidade segue limitada a cinco dias corridos, salvo em empresas integrantes do programa ‘Empresa Cidadã’, que permite a prorrogação por mais 15 dias.
No caso da licença-maternidade, por exemplo, o benefício assegurado pela Previdência Social é de 120 dias, com possibilidade de extensão por mais 60, dependendo da categoria profissional e do vínculo com programas públicos.
Segundo a pesquisa ‘Radar da parentalidade’, realizada pela consultoria Filhos no Currículo em parceria com o Talenses Group e o Movimento Mulher 360, mais de 80% dos pais gostariam de ter uma licença-paternidade estendida. Entre eles, 34% desejam mais de 21 dias; 26% gostariam de 120 dias ou mais, como o benefício concedido às mães. Apenas 11% concordam com os cinco dias previstos atualmente e, entre as mulheres entrevistadas, esse número cai para 1%.
O levantamento, que ouviu mais de 800 profissionais em julho de 2024, também apontou que 91% dos pais e 95% das mães acreditam que a extensão da licença ajuda o homem a assumir um papel mais protagonista na criação dos filhos, contribuindo para aumentar o equilíbrio de gênero nas atividades familiares.
Esse movimento ganhou corpo na publicidade, tanto nas políticas internas das agências quanto no conteúdo das campanhas. Com a proximidade do Dia dos Pais, em 10 de agosto neste ano, o propmark ouviu lideranças do mercado para entender como o mercado lida com a paternidade.
Agências
Flexibilidade de horários nas primeiras semanas, modelo híbrido de trabalho, cultura de escuta ativa, apoio emocional e incentivo ao uso do direito legal da licença-paternidade são as medidas adotadas pela Machina. “Buscamos criar um ambiente de trabalho que apoie esse momento de forma prática e respeitosa”, afirma Allan Guedes, co-CEO e CBO da agência.
No caso do Publicis Groupe, o benefício vai além do prazo exigido. “Temos ações e políticas que permitem que os colaboradores e pais possam desfrutar de seu tempo com seus recém-nascidos e participem de forma ativa na formação dos seus filhos”, destaca a chief people officer Iza Herklotz. A empresa oferece licença-paternidade de 30 dias, auxílio-creche também para os pais e day off
no dia do aniversário dos filhos.
Leia a matéria completa na edição do propmark de 04 de agosto de 2025