Agências brasileiras avançam em maturidade de IA em avaliação do Google
AlmapBBDO, Cadastra, EssenceMediacom, i-Cherry, Monks e WPP Media Services atingem nível mais avançado do 'AI Assessment'
O AI Assessment do Google, programa que avalia a maturidade das agências de publicidade no uso de inteligência artificial, aponta um avanço consistente do mercado brasileiro em 2025. Após dez meses de treinamentos, projetos e avaliações, AlmapBBDO, Cadastra, EssenceMediacom, i-Cherry, Monks e WPP Media Services alcançaram o patamar mais elevado do índice, classificado como 'Multimomento'.
Desde 2023, o AI Assessment mede como as agências estruturam o uso de dados e ferramentas de IA para impulsionar seus negócios. A análise considera três pilares: fundação de dados, ativação de soluções de IA no marketing e maturidade das equipes, levando em conta treinamentos e certificações. A partir desses critérios, as participantes são classificadas nos níveis Nascente, Emergente, Conectada e Multimomento.
O levantamento mostra crescimento em todos os estágios de maturidade, indicando que o setor deixou a fase inicial de experimentação e avança para uma adoção mais estruturada da tecnologia. Atualmente, oito agências estão no patamar Conectadas, duas em Emergentes e três permanecem como Nascentes. Somente em 2025, o Google treinou mais de 3.500 profissionais de 19 das maiores agências do país.
“No terceiro ano deste projeto, observamos que as agências não apenas aprofundaram seu entendimento sobre como a IA pode aprimorar a criatividade, otimizar a mídia, qualificar a mensuração e impulsionar o desenvolvimento profissional, mas também estão explorando novos caminhos para expansão das suas ofertas”, afirma Gustavo Portes, head de dados, mensuração e programática para parceiros no Google.
As agências
Rafaela Alves, COO da AlmapBBDO, ressalta que “Ser a única agência full service a conquistar o índice máximo de maturidade pelo segundo ano reforça nosso compromisso com uma atuação de vanguarda.”
Já Thiago Bacchin, fundador e CEO da Cadastra, destaca: “Há mais de 25 anos somos pioneiros no mercado, tendo excelência como base. Esse reconhecimento reforça nosso domínio em fundação de dados e a maturidade das nossas equipes em IA, que são diferenciais para entregar crescimento aos nossos clientes.”
“A busca constante pelo novo, a tecnologia e a curiosidade são nossa base. Ser reconhecido pelo segundo ano consecutivo valida a nossa essência. Integramos soluções Google, dados e IA na rotina, gerando valor para clientes e alinhamento ao mercado” comentou Denis Ribeiro, head de data & tech da EssenceMediacom.
Para Adriano Nadalin, responsável pela operação da i-Cherry, “essa conquista reflete nosso foco em unir estratégia, dados e tecnologia para gerar valor real aos nossos clientes. A inovação também está ligada a pequenas evoluções e aprendizados do dia a dia. Mais do que adotar IA, estamos integrando-a em nossa cultura e processos, impulsionando eficiência e inovação em cada entrega.”
Pedro Milanezi, senior media operations director da Monks, afirma: “Ser reconhecida como Agência Multimomento pelo segundo ano consecutivo evidencia a solidez da nossa parceria com o Google, que busca impactar positivamente mais de 160 clientes e fomentar uma cultura de inovação entre nossos mais de 1.400 profissionais.”
“Esse reconhecimento reflete o trabalho conjunto de times que acreditam na inovação como meio de potencializar conexões humanas. Mais do que dominar ferramentas, buscamos entender como a IA pode ampliar o impacto das marcas e gerar resultados reais para nossos parceiros”, finaliza Mell Azevedo, head de parcerias da WPP Media Services.
O Google confirmou a continuidade do AI Assessment em 2026, com novos programas e treinamentos. Entre as novidades está o lançamento do NextGen Partners Awards, premiação que reconhecerá projetos e campanhas desenvolvidos com soluções avançadas de IA do Google. As inscrições abrem em 9 de janeiro, e os vencedores serão anunciados em março de 2026.
Imagem do topo: Hitesh Choudhary/Unsplash