Vários caminhos a refletir. O tema “Cidade Limpa”, proposto pelo Propaganda & Marketing para a criação de peças exclusivas do aniversário da cidade de São Paulo, que está completando 453 anos, inspirou os publicitários da Famiglia, Leo Burnett, Lew’Lara, McCann Erickson, W/Brasil e Y&R a criarem peças participativas, de tom social, de incentivo à continuidade da “limpeza” na cidade e até no próprio segmento de publicidade. A McCann criou o site SOSP, que vai transformar em projeto, com patrocínio da própria agência, as dez melhores idéias sugeridas por internautas para ajudar a melhorar a cidade. Famiglia e Lew’Lara também questionam os indicadores sociais da cidade. O vp de criação da Lew’Lara, Marco Versolato, afirmou que a agência preferiu não tomar partido em relação à polêmica lei “Cidade Limpa” e levantou outro ponto de reflexão. “Legal tirar os outdoors. Mas que cidade a gente vai ter?”, questionou. O sócio-presidente da Famiglia, Atila Francucci, afirmou que é um bom momento para discutir os aspectos sociais da cidade. “O argumento Cidade Limpa é muito válido mas não é só isso. A cidade tem de ser limpa da miséria, de pobreza”. A Y&R brincou com a figura do bandeirante paulista Borba Gato, que ficou caracterizado na peça como um militante do movimento “Cidade Limpa” ao segurar uma vassoura. O vice-presidente de criação da Leo Burnett Brasil, Ruy Lindenberg, acha que a cidade está horrível. “Não vejo prejuízos com a retirada da propaganda da cidade. Vejo benefício. Mas não é só isso. A cidade vai ficar mais feia”, afirmou. Ele acredita que deve haver uma remodelagem arquitetônica de São Paulo. E analisa que seria mais produtivo replanejar em vez de simplesmente “ficar gritando para não mexer em outdoor”. O vp de criação da Y&R, Tomás Lorente, acredita também que “a cidade precisa de mais coisas”. Para terminar, o diretor de criação da W/Brasil, Rui Branquinho: “Cidade limpa é sinal de desenvolvimento. Propaganda boa também”. Confira abaixo os anúncios criados:

Famiglia: “Vamos discutir o número de outdoors em São Paulo? Vamos. Vamos discutir o que é prioridade tirar das ruas? Vamos?”
Leo Burnett: “Bem melhor. A favor do Cidade Limpa. Limpa mesmo”
Lew’Lara: “Com menos outdoors na rua, você pode ver melhor a cidade”
McCann: “A gente acha que São Paulo não precisa só de parabéns. Precisa de projetos como este”
W/Brasil: “Mantenha a cidade mais limpa. Faça propaganda de boa qualidade”
Y&R: “Só banho de chuva não iria deixar a cidade mais limpa”