Para marcar a entrada da lei estadual que proíbe o fumo em locais coletivos fechados em São Paulo e também comemorar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, lembrado no próximo dia 29, sete agências de publicidade foram convidadas para participar de projeto especial do propmark. A proposta às agências Africa, Full Jazz, Master, McCann Ericson, Ponto de Criação, Repense e Y&R foi de criação de anúncios (veiculados nesta edição) sobre o tema: “É proibido fumar. Você é contra ou a favor?”.
A McCann, por exemplo, recorreu à força do próprio impacto que as 4.720 substâncias químicas contidas no cigarro causam e criou um anúncio relacionando todas elas. “Ao mesmo tempo que a informação choca, ela ajuda a mostrar que não dá para ficar dentro de um ambiente fechado respirando todas essas substâncias”, argumenta Eric Sulzer, diretor de criação da McCann. A dupla de criação responsável pelo anúncio é Rubens Martinelli e Renato Zandoná. A peça traz a assinatura: “Deixe as 4.720 substâncias químicas que o cigarro libera fora dos ambientes fechados”.
Com criação de Alexandre Abrantes e Daniel Prado, o anúncio da Africa traz imagem de mãos sobrepostas e ao meio um cigarro aceso. “O conceito é que quando você fuma em um lugar fechado, mais gente acaba fumando com você”, comentou Abrantes.
Já a Master foi um pouco mais longe em sua pesquisa para a criação do anúncio e desenvolveu o blog Tabaconomia, reunindo informações relevantes sobre o impacto do cigarro na economia. A peça traz a pergunta: “Você sabe o quanto realmente gasta com cigarro?”.
“Para enriquecer a questão, descobrimos diversos links, no Orkut, Facebook, entre outros sites, com dados indicativos de estudos publicados sobre o impacto do cigarro na economia. No blog, também terá a tabacocalculadora que faz um cálculo do que um fumante poderia comprar com o dinheiro que gasta com cigarro, em um ano, por exemplo”, contou Flavio Waiteman, vice-presidente de criação da Master. A criação é de Jimmy Nagosky, David Keller e Victor Afonso.
A Full Jazz também se utilizou do recurso da informação para a criação da peça. Com um cigarro aceso, o anúncio traz a seguinte questão: “81% respirando a fumaça [fazendo menção aos brasileiros que não fumam] de 19% [dos brasileiros que fumam]. Não parece injusto para você? E finaliza: “Respeite a nova lei antifumo”.
Já a Repense traz a clássica imagem de um cigarro aceso sobre o cinzeiro e argumenta a favor da liberdade e do respeito. No canto inferior, traz o texto: “Agora é proibido fumar em lugares fechados de uso coletivo em São Paulo. Não somos contra nem a favor da lei. Somos a favor da liberdade e do respeito”. A criação é de Gustavo Bittencourt, Amandio Cardoso, com direção de Frederico Rodrigues.
Já a peça da agência Ponto de Criação traz o texto: “Se você ficou nervoso com a nova lei, saia e vá fumar um cigarro. Lei antifumo. Ponto a favor”.
Recorrendo a um recurso gráfico, o texto do anúncio da Y&R “invade” o texto de uma matéria para reforçar o conceito. Copy do texto é: “O problema da área para fumantes é que a fumaça não respeita o espaço demarcado para ela”.
por Kelly Dores
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