Agências buscam parcerias de olho nas Olimpíadas

 

 

Uma missão criativa de agências britânicas está no Brasil em busca de parcerias com empresas locais, visando os Jogos Olímpicos 2016. Na última terça-feira (19), uma apresentação para companhias do país foi realizada em São Paulo sobre as experiências boas e ruins das Olimpíadas de Londres, como o engajamento de alguns patrocinadores e a letargia de outros em ativar o patrocínio ao evento.

De acordo com Paul Bainsfair, diretor geral da IPA (Institute of Practitioners in Advertising, associação das agências de publicidade e marketing do Reino Unido), companhias de publicidade inglesas querem dividir experiências dos Jogos de Londres e, futuramente, estabelecer laços comerciais. “Tivemos diálogo com Pequim em 2008 e agora nos parece uma boa ideia dividir o conhecimento das Olimpíadas localmente”, disse, em entrevista ao propmark. “Representamos pequenas agências e gigantes internacionais, como o grupo WPP. Há empresas independentes que desejam entender um pouco mais o mercado local e somente vindo é que podemos ver como é esse mercado”, explicou.

Luiz Lara, presidente da Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) — uma das organizadoras do evento, em parceria com o UK Trade & Investment —, classificou como positiva a aproximação dos ingleses. “Eles têm uma indústria com forte alicerce na criatividade. Saber da experiência dessas companhias com os Jogos no quesito ativação de marcas pode ser muito bom para as empresas do país”. A expectativa da entidade é que os negócios relacionados à Rio 2016 gerem um “dinheiro novo” para o país, o que deve representar um crescimento de 10% para a indústria publicitária nos três anos a partir da Copa do Mundo.

Entre os executivos que visitam o país estão Ben Kay, CEO da RKCR/Y&R; Nigel Vaz, vice-presidente da SapientNitro; Nicola Mendelsohn, chairman executiva e sócia da Karmarama; Andrew Humphries, fundador da The Bakery; e Paul Simonet, diretor de estratégia da Imagination. Antes da apresentação em São Paulo, os executivos visitaram o Porto Digital, em Recife (PE), onde tiveram um encontro com startups. Profissionais com parceiros no país, como a RKCR/Y&R, aproveitaram para discutir negócios futuros.

Pela primeira vez no Brasil, Ben Kay reuniu-se com o time da Y&R Brasil. Nos Jogos de Londres, sua agência foi responsável por ativar o patrocínio do banco Lloyds, considerado um dos apoiadores mais bem-sucedidos do evento. A unidade brasileira atende parta da conta de Bradesco, patrocinador da Rio 2016, e Kay acredita ser possível dividir know-how. “Passamos cinco anos ajudando o Lloyds a ativar seu patrocínio, assim como ajudamos a BBC. Lidamos com pontos positivos e negativos e podemos agora trabalhar com o Bradesco, o cliente da Y&R no Brasil”, afirmou.

Nesta quarta-feira (20), a comitiva está no Rio de Janeiro para o evento Rio Content Market. Também estão previstos encontros com empresas cariocas pensando nas Olimpíadas de Rio 2016 e briefing com autoridades locais. A visita das companhias faz parte da temporada UKBrasil, de promoção do Reino Unido em diversas áreas e que se encerra em março.