Agências demonstram otimismo com 2010
O mercado publicitário nas diversas regiões do País iniciou 2010 com perspectivas bastante otimistas e previsões de crescimento acima de 10% em comparação com 2009, segundo levantamento realizado pela Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda). Alguns indicadores dessa recuperação foram sentidos com a retomada na contratação de pessoal, o aumento das solicitações de anunciantes para orçar ações de marketing e propaganda e a realização de inúmeras ações já no início do ano, entre outros.
“As agências que demitiram profissionais entre 2008 e 2009, por conta da crise internacional, agora estão recontratando para atender o incremento da demanda decorrente de fatores como a Copa do Mundo, as eleições, a maior movimentação dos anunciantes do setor privado, o aquecimento do varejo e a realização de licitações públicas que estavam suspensas há algum tempo”, afirma Ricardo Nabhan, presidente da Fenapro.
No Distrito Federal, quem havia cortado investimentos em publicidade, voltou a investir, conta o presidente do Sinapro do Distrito Federal, Fernando Brettas. No Paraná, a estimativa é de que o volume de negócios cresça entre 8% e 10% este ano. Já no Rio de Janeiro, o presidente do Sinapro (Sindicato das Agências de Propaganda), Gláucio Binder, estima um crescimento entre 10% e 20%. Ele conta que a Prefeitura irá licitar serviços de propaganda pela primeira vez em oito anos. Isso, juntamente com a licitação da Petrobras, está movimentando as agências locais. “O mercado carioca também está bastante otimista com a Olimpíada e a Copa. Tudo isso trouxe uma perspectiva muito positiva para o setor de propaganda”, afirma o presidente do Sinapro-RJ.
Entre os setores que estão bastante dinâmicos em termos de comunicação, o presidente da Fenapro cita o varejo, incluindo o de automóveis e shoppings, empresas de Telecom (operadoras de celular), construção civil (o setor retomou com força as obras) e segmentos de indústria, como refrigerantes, cosméticos e calçados.
Em Salvador, a movimentação do mercado é tão acentuada que o presidente do Sinapro da Bahia, Paulo Coelho, observa que o ano iniciou com um movimento recorde na indústria da comunicação. “O tradicional período de férias entre Natal e Réveillon não aconteceu, e o mercado só deverá dar uma pausa no Carnaval”, afirma o presidente do Sinapro-BA, que prevê crescimento de pelo menos pelo menos 20% em comparação a 2009.
Um exemplo dessa movimentação é o mercado imobiliário. “Estamos vendo lançamentos em pleno mês de janeiro, o que raramente acontecia, e 80% deles são voltados para a classe C, que está contribuindo para a recuperação imobiliária graças aos incentivos do governo nessa área”, afirma Coelho. “Os lançamentos para o setor empresarial também são em número expressivo, o que aponta um crescimento sustentado e vigoroso”, acrescenta.
Em São Paulo, maior mercado brasileiro, a publicidade também está aquecida e com perspectivas de crescimento robusto neste ano, seja por conta das boas notícias na área esportiva, como a Copa, ou pelo vigor que o varejo tem apresentado neste inicio de ano, além da percepção das empresas sobre a importância de investir em suas marcas. O setor bancário também registra forte movimentação, em função de fusões como a do Real Santander, Itaú Unibanco ou a incorporação do Banco Nossa Caixa pelo Branco do Brasil.
O presidente do Sindicato das Agências em São Paulo, Saint’Clair de Vasconcelos, trabalha com previsão de crescimento entre 8% a 10% em 2010, porque todos os setores importantes em termos de atuação em mídia, como imobiliário, veículos, setor bancário e outros, estão começando o ano com vigor em seus investimentos. Também na área de recursos humanos, o mercado tem apresentado demanda de pessoal qualificado e isto deve se manter no decorrer do ano.
“Para o segundo semestre, tudo indica que teremos crescimento importante e poderemos fechar 2010 com um ano de retomada dos negócios”, afirma Saint Clair de Vasconcelos. Em reuniões que tem mantido com agências do interior do estado, ele também constatou o otimismo e a crença em um ano bom.
O próprio lançamento de veículos de comunicação nestes últimos meses é uma demonstração da confiança no mercado paulista e brasileiro. “O lançamento do jornal Brasil Econômico, voltado ao mercado empresarial e formador de opinião, e do Jornal Mais, voltado a um público popular, são demonstrações da força deste mercado”, afirma o presidente do Sindicato das Agências de propaganda de São Paulo.
Eleições
A realização das eleições é um fator que vai influenciar o desempenho do setor de propaganda, especialmente em alguns Estados, onde a disputa pelo governo local promete ser bastante acirrada – caso da própria Bahia. “Será um embate como não se viu antes”, afirma Paulo Coelho.
Em outros Estados, contudo, a maior expectativa quanto à retomada dos negócios depende menos das eleições ou das licitações públicas. São os anunciantes do setor privado que vão puxar o movimento de negócios, conforme se verifica em Santa Catarina. “Empresas cuja produção era exportada agora estão anunciando para vender os produtos no mercado interno, que sofreu menos com a crise financeira internacional. É o caso de fabricantes dos setores moveleiro, calçadista, têxtil e ceramista”, conta Daniel Araújo, presidente do Sinapro-SC.
O presidente do Sinapro do Mato Grosso do Sul, Henrique Alberto Medeiros, lembra que “os recursos investidos nas campanhas políticas influenciam também o consumo, e consequentemente, os investimentos publicitários”, principalmente os negócios na área de produção.
Quanto aos serviços das agências, verifica-se uma forte demanda na área de eventos e mídias sociais. “Hoje os clientes estão dispostos a investir no mundo web e querem projetos na área de mídias sociais, e isso se reflete nas agências, porque o que se busca é mais a criatividade e geração de conteúdo do que fornecedores de tecnologia”, explica o presidente do Sinapro-RJ.
Para Daniel Araújo, uma forte tendência do mercado de Santa Catarina em 2010 é o crescimento das ações relacionadas ao mobile marketing. As empresas locais estão se preparando para atender à demanda de informações em tempo real para os clientes através do celular, “um exemplo é a Santur – Secretaria de Turismo, que disponibilizou um calendário turístico de Florianópolis pelo celular, o qual pode ser transferido através da tecnologia Bluetooth para o visitante que chega a Florianópolis”, conta ele.