Agências dependem de avaliação da Prefeitura para retorno em SP

Bruno Covas, prefeito de São Paulo, ao lado de João Dória, governador do Estado de São Paulo, durante coletiva de imprensa (Divulgação)

Com a reabertura de alguns setores Brasil afora em meio à crise da Covid-19, o retorno das agências de publicidade parece questão de tempo. Na cidade de São Paulo, porém, a volta ainda não tem data para acontecer.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, recebeu desde segunda-feira, 1 de junho, 105 propostas de protocolos sanitários de reabertura de entidades setoriais. O que inclui o protocolo feito pela Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade).

Todos os setores que constam na fase 2 do Plano São Paulo, do Governo do Estado, já enviaram propostas. Entre os documentos recebidos 59 são da fase 2 e outras 46 sugestões são de entidades enquadradas nas demais fases. O panorama atual do Estado segue da seguinte maneira:

Caso a proposta da Abap seja formalmente adequada, a Secretaria apresentará sua manifestação e a encaminhará para análise da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA), que analisará o protocolo sanitário, nos seus aspectos técnicos, e apresentará sua manifestação favorável, favorável com alterações ou desfavorável e encaminhará o processo para a Casa Civil do Gabinete do Prefeito.

O documento da Abap foi produzido com base na experiência de outros países e nas recomendações do próprio Governo do Estado de São Paulo.

Caso tudo seja aprovado, haverá a celebração de um termo de compromisso com as entidades do setor analisado e os estabelecimentos relativos ao respectivo setor poderão retomar o atendimento presencial ao público, devendo cumprir com todas as exigências nele fixadas.

Por enquanto, vale lembrar que a quarentena está prorrogada pelo decreto nº 59.473, até 15 de junho.

As agências já relataram seus planos para uma provável retomada em matéria do PROPMARK que pode ser lida aqui.