Agências dos EUA preveem queda de investimentos em mídia
A crise nos Estados Unidos está deixando as agências de publicidade cada vez mais apreensivas. Pesquisa coordenada pela consultoria AdMedia Partners com 3,7 mil executivos de agências mostra que 87% dessa amostra acredita que os investimentos em campanhas de mídia diminuirão de forma drástica. Apenas 1% desse contingente prevê crescimento nos orçamentos dos anunciantes nessa área da comunicação mercadológica e 12% na manutenção das verbas.
O estudo aponta que 52% dos executivos ouvidos no último mês de dezembro através da internet acreditam que o buzz marketing (boca-a-boca) vai ter elevação de verba. Outros 48% veem crescimento para as ações de database marketing e 30% para o marketing promocional.
Para Guilherme de Almeida Prado, vice-presidente da Ampro (Associação Brasileira de Marketing Promocional) e diretor-geral da Plano1 Comunicação, o marketing promocional no mercado brasileiro deve trabalhar com mais recursos. “O mais interessante é que no Brasil as ações de marketing boca-a-boca são conduzidas na sua maioria pelas agências de marketing promocional. Ou seja, duas das três disciplinas com melhor perspectiva estão ligadas ao marketing promocional. Acreditamos que os anunciantes devem focar as ações mais para o ponto-de-venda ao invés de investir em grandes campanhas de publicidade. Nos últimos anos, as ações no trade marketing vêm ganhando espaço e, com o cenário atual, esta tendência deve ficar ainda mais evidente”, justificou Almeida Prado.
Veja abaixo os principais pontos do levantamento da AdMedia Partners com executivos de agências de publicidade nos EUA:
Marketing Offline em 2009
Marketing Boca-a-boca
52% (Maior)
23% (Estável)
25% (Abaixo)
Database Marketing/CRM
48% (Maior)
32% (Estável)
19% (Abaixo)
Marketing Promocional
30% (Maior)
31% (Estável)
39% (Abaixo)
Marketing Direto
30% (Maior)
30% (Estável)
40% (Abaixo)
Consultoria de Marketing/Estratégica
30% (Maior)
27% (Estável)
42% (Abaixo)
Relações Públicas
24% (Maior)
32% (Estável)
44% (Abaixo)
Eventos / Marketing de Experiência
24% (Maior)
24% (Estável)
51% (Abaixo)
Pesquisa de Mercado
16% (Maior)
38% (Estável)
46% (Abaixo)
Design/Branding
10% (Maior)
30% (Estável)
60% (Abaixo)
Compra / Planejamento de Mídia
2% (Maior)
26% (Estável)
72% (Abaixo)
Propaganda
1% (Maior)
12% (Estável)
87% (Abaixo)