Agências estão otimistas com resultado positivo para o primeiro semestre

Executivos Carol Escorel, da WMcCann; José Lopes, da AlmapBBDO; e Marcia Esteves, da Lew’Lara\TBWA, celebram novos negócios

Há recuperação a vista no fim do túnel. Dados da pesquisa Cenp-Meios mostram que houve crescimento do mercado publicitário, pelo viés da compra efetiva nos canais de mídia, de 23%, equivalente a um faturamento anotado nas PIs, base da análise do instituto, de R$ 4,5 bilhões. Em igual período do ano passado o acumulado foi de R$ 3,7 bilhões. Tudo bem, este ano foram reportadas 317 agências de propaganda contra 299 em 2023. O Cenp considerou uma surpresa o avanço financeiro do segmento. E o mercado aguarda os dados do segundo trimestre para observar a consistência da elevação de negócios. O Brasil tem fatores positivos na macroeconomia, principalmente a agropecuária, responsável pelo impacto de 0,1% no crescimento em janeiro deste ano em comparação ao mês de dezembro, de acordo com Monitor do PIB-FGV.

“Para 2024, há expectativa de melhora para os investimentos e a indústria, embora isto ainda não tenha sido observado no primeiro mês do ano. Isto se justifica pela expectativa da continuidade na redução da taxa de juros ao longo de 2024. Embora o ciclo de afrouxamento monetário tenha se iniciado em meados de 2023, há certa defasagem no alcance dos seus efeitos na atividade econômica, o que explica a persistência de resultados negativos em segmentos mais suscetíveis aos efeitos da política monetária no início do ano”, esclarece Juliana Trece, coordenadora da pesquisa publicada no portal FGV Ibre.

A publicidade caminha em paralelo ao cenário como acessório fundamental para acelerar vendas e agregar valor ao espectro intangível das marcas. Diferentes agências exibem o que contribuiu para a performance positiva no primeiro semestre. “Tivemos a consolidação do nosso trabalho para clientes que chegaram no fim do ano passado, além do crescimento de investimento de alguns clientes que já estavam conosco. Isso explica o crescimento de mais que o dobro em relação ao primeiro semestre do ano passado. Quase 50% da receita prevista no ano aconteceu e as campanhas previstas também foram ao ar”, explica Mario D’Andrea, CEO da D’OM, que prossegue:

“Ganhamos mais um produto da Eurofarma (dona da marca Valda, que começamos a atender fim do ano passado). E passamos a atender o segmento de pneus para caminhões da Continental - que acaba de lançar a primeira grande campanha de sua história. O início do ano mostrou um governo buscando uma política econômica mais equilibrada - o que ajudou na sensação de segurança das empresas e mais tranquilidade para investir.  Essa sensação, porém, vem se esvaindo com as discussões políticas improdutivas  e os adiamentos de decisões fundamentais para a saúde econômica do país.”

Produtividade
Análise do trade reitera o aumento do volume de trabalho para a obtenção de resultados. Essa é a opinião de José Lopes, CGO (chief growth officer) da AlmapBBDO. “E este constante foco no trabalho vem trazendo ótimos resultados. Houve a chegada de OLX e o começo efetivo com Accor. Novas contas. Mas também a expansão de nossa atuação junto aos clientes. Novos escopos em frentes como martech e integração de dados, projetos de design e rebranding, além de trabalhos para live marketing e trade. Essa diversificação não afastou a Almap do seu core, as ideias. E possibilitou a geração de novas e importantes receitas. Se localmente temos visto um receio crescente quanto ao plano fiscal e seus desdobramentos, globalmente os ventos sopram favoráveis, com cenário de redução de juros e inflação em queda, o que é excelente. Algumas marcas reveem suas estratégias, outras intensificam. Boas parcerias são reforçadas em momentos como esse. E novas surgem, nesta busca por excelência. É um momento extremamente positivo. Falando do trabalho, este primeiro semestre vem sendo compensador. Tivemos o Dia das Mães de O Boticário, com uma repercussão fantástica; Volkswagen Taos & Mulher Maravilha; o Trucker-Napp de Volkswagen Caminhões e Livelo, que foi premiado em Cannes (com dois dos 16 Leões da Almap em 2024, em um festival onde ainda levamos o histórico Grand Prix em Music), além do reconhecimento como agência mais eficaz do mundo. Não é pouca coisa.”

Leia a matéria completa na edição do propmark de 29 de julho de 2024

(Crédito: Foto de Radek Grzybowski na Unsplash)