Agências expressam visão sobre o Dia das Mães
Em mais um projeto especial do jornal Propaganda & Marketing, cinco agências foram convidadas para criar um trabalho sobre o Dia da Mães. A McCann-Erickson/Rio, 4×4 Publicidade, SNBBnovagência, QG Comunicação e Colucci criaram as peças e tiveram apenas a data, que foi comemorada no último domingo (9), como briefing para desenvolver suas peças.
A idéia era fazer com que os criativos tivessem total liberdade para escolher seus pontos de vista e de que maneira queriam se expressar sobre isso.
O conceito do trabalho desenvolvido pela agência McCann-Erickson, por exemplo, utilizou uma fotomontagem que “desenhou” um globo terrestre, com todos os mapas e os nomes dos países, na barriga de uma grávida.
A agência aposta suas fichas na simplicidade da idéia e traz apenas o texto “Não importa de onde você é. Viemos todos do mesmo lugar” para finalizar o trabalho.
A 4X4 homenageou as mães cedendo seu espaço reservado no jornal para a publicação de um anúncio do projeto “Obra do berço”, que abriga, alimenta e educa crianças no Rio de Janeiro.
No trabalho aparece o centro de uma nota de R$ 1, que traz impressa o desenho de um pássaro alimentando seus filhotes. O texto “Onde se vê dinheiro, nós vemos uma mãe alimentando seus filhos” completa o trabalho. A criação é de Fernando Freitas e Fábio Seidl, que também assinou a direção de criação.
Um fundo totalmente preto que traz a imagem de um feto no exame de ultra-sonografia foi o formato escolhido pela SNBBnovagência para lembrar o Dia das Mães.
Para complementar e dar força à imagem, o texto “Lembre-se que um dia você também já foi rough” foi acrescentado e completa o trabalho. A criação é de Fábio Mozeli e Felipe Lemes, com direção de criação de Mariangela Silvani.
A QG Comunicação usou em seu anúncio a imagem de uma caixinha de presente que traz um pequeno cartão branco escrito em cinza, amarrado a uma fita azul.
O texto, que utiliza muito humor, completa: “Homenagem àquela sábia mulher que queria que você fosse médico. 9 de maio. Dia das Mães”. A criação é de Leandro Leal e Celso Rausch, com direção de criação de Sérgio Lopes e Paulo André Bione.
O tema escolhido pela Colucci lembrou um grave problema social brasileiro: as mães e grávidas adolescentes. A foto de uma garota com um bebê deitado em seu braço esquerdo e uma boneca no direito é acompanhada do texto “O filho nasceu. Mas a infância foi abortada”.
No pé do anúncio, a agência incluiu outro texto sobre o assunto, que apresenta dados informativos do IBGE, que apontou um aumento de 12,5% dos casos de gravidez entre mulheres de 15 a 19 anos nos últimos dez anos.
A assinatura “Feliz Dia das Mães. Inclusive para aquelas que ainda são meninas” finaliza o trabalho. A criação é de Carlos Credie, com direção de criação de Carlos Marin.