Segundo a Reuters, autoridade antitruste apura padronização de comissões entre grandes grupos de publicidade no país
A Competition Commission of India (CCI) abriu investigação contra algumas das maiores holdings globais de publicidade por suspeita de prática anticoncorrencial. Segundo reportagem da Reuters publicada nesta quinta-feira (19), o órgão apura se houve combinação de preços e comissões entre WPP (GroupM), Omnicom Media, IPG Mediabrands, Publicis, Havas, Dentsu e Madison World.
De acordo com os documentos, as agências teriam adotado comissões mínimas para serviços de mídia, combinado políticas de participação em concorrências e restringido descontos.
Esse movimento criaria condições uniformes no mercado, o que resultaria em condições de anticoncorrência, prática ilegal no país. A coordenação teria ocorrido por meio de reuniões presenciais e trocas em grupos de WhatsApp.
Associações como a AAAI (Advertising Agencies Association of India) e a IBDF (Indian Broadcasting & Digital Foundation) também são citadas como peças-chave na disseminação das práticas.
A apuração começou após a Dentsu India recorrer ao programa de leniência da CCI no início de 2024, apresentando registros de conversas e documentos internos que indicariam um alinhamento entre concorrentes. Marcas como Swiggy, Cipla e Meesho estariam entre os anunciantes impactados.
Se confirmadas as irregularidades, as holdings envolvidas podem ser multadas em até 10% de seu faturamento global anual, teto previsto pela legislação local.
(Crédito: Foto de Headway no Unsplash)