Agências independentes atuam de Norte a Sul
O mercado publicitário brasileiro está concentrado em duas principais cidades: São Paulo e Rio de Janeiro. As grandes agências, os grandes anunciantes e, consequentemente, os grandes negócios são movimentados nestes centros. Entretanto, a criatividade e a percepção de que o marketing é importante para conectar empresas e consumidores não é exclusividade de paulistas e cariocas. Existem agências independentes espalhadas por todo o Brasil que atendem as demandas publicitárias ao redor do país.
Um exemplo de que criativos localizados fora do eixo Rio-São Paulo também têm capacidade de se destacar nacional e internacionalmente é a baiana Revolution, de Salvador, que conquistou dois Leões de bronze no último Cannes Lions 2015. Apesar de ter um escritório recentemente aberto em São Paulo, a agência nasceu e continua na Bahia.
Diante desse destaque que apenas evidencia a existência de vida criativa em todo o país e não apenas em cidades isoladas, o propmark ouviu o mercado e destacou outras agências que trabalham de Norte a Sul fomentando mercados regionais e anunciantes locais. A seguir, uma lista com sete agências de sete estados brasileiros:
Ampla – Recife (PE)
Manoel Cavalcanti, VP de Criação
Fundada em 1976 pelo publicitário ‘autodidata” Serverino Queiroz, a Ampla atualmente é liderada pelo filho do criador, o CEO Queiroz Filho. Responsável pela conta da Secretaria da Fazenda do Governo do Espírito Santo, a agência trabalha com clientes locais e também atende contas fora das fronteiras de Pernambuco. Além disso, recebeu o título de Melhores Empresas para Trabalhar do instituto Great Place to Work (GPTW).
A atuação da agência contempla as áreas de publicidade, promoção, digital e planejamento, com expertise em propaganda institucional, varejo e comunicação pública. Segundo o VP de criação e sócio da agência, Manoel Cavalcanti, grandes marcas nacionais e globais procuram a empresa para descobrir como conversar melhor com o público da região nordeste. Exemplo disso é a P&G, que procurou a agência para promover sua marca com o público regional. “Pelo fato de estarmos no mercado fora do eixo, temos uma característica de ver soluções que não dependem de grandes verbas, mas ao mesmo tempo temos clientes nacionais e sabemos também trabalhar com verbas maiores. Temos a ambição de fortalecer cada vez mais a imagem de agência criativa, referência regional com atuação nacional e sinônimo de bons resultados para clientes, sócios, profissionais e fornecedores.”
Assista ao filme Marcão, criado pela Ampla para promover o Prêmio Pernambuco de Propaganda.
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Danza – Vitória (ES)
Luiz Carlos Silva, diretor de criação da Danza
Inspirada pela arte e pelo movimento, a agência Danza nasceu em 2003 pautada na filosofia do planejamento de comunicação e a proposta desenvolver campanhas com estratégias e táticas elaboradas a partir de estudos e análises. Sócio-fundador e presidente da agência, Luiz Roberto Campos Cunha divide a empresa com o diretor de criação Luiz Carlos Silva e Emilio Salgado, sócio investidor.
A Danza é orientada por três pilares: criatividade, proatividade e resolutividade. De acordo com o diretor de criação da agência, um dos diferenciais é o Núcleo de Inteligência Digital, implantado como módulo experimental há anos, iniciativa que antecipou os movimentos da concorrência local, que começou a fortalecer a integração entre as mídias on e off-line somente a partir do ano passado, algo que a Danza já faz desde 2010. “Nosso objetivo é ser considerada a melhor agência aos olhos do cliente, do colaborador e do mercado. Isso é o que conduz nossa atuação no mercado local. A agência busca na consolidação de seus objetivos de negócio no mercado regional a solidez para buscar novos horizontes”, diz Silva.
Egg Comunicação – Londrina (PR)
Patrícia Hemerly e sua equipe na Egg Comunicação
Em 1997, o mineiro Jordan Cazetta e a carioca Patricia Hemerly se encontraram em Londrina, no Paraná, para criarem uma agência criativa, com soluções inovadoras para os clientes. A primeira busca foi por indústrias e, mais tarde, construtoras e escolas. Até hoje atendem os mesmos clientes de quando abriram as portas. O foco da agência está na solução de problemas, sejam eles de design, publicidade ou apenas estratégia. As atividades foram ampliadas para projetos editoriais, área digital e campanhas para varejo. Quem comanda a criação é Jordan Cazetta, atendendo clientes como Catuai Shopping, Londrina Norte Shopping, Catuai Maringá, Sociedade Rural do Paraná, TNT Turismo, Due Vita, Unimed Londrina.
Entre os trabalhos mais interessantes da agência, estão o Londrina Cidade Genial, projeto criado pela ACIL (Associação Comercial e Industrial de Londrina) e o APL (Arranjo Produtivo Local) de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação), com o objetivo de destacar a cidade como polo tecnológico na área de TI. Para isso, a Egg desenvolveu identidade e filme institucional. “Nossa ambição é desenvolver trabalhos inusitados para o mercado regional e nos fortalecermos fechando parcerias para prestação de serviços para agências das capitais brasileiras”, afirma Cazetta.
Fórmula – Florianópolis (SC)
Alexis Leiria, diretor de criação da Fórmula
A Fórmula começou como uma agência de propaganda em 1996, mas ao longo do tempo se tornou um grupo com empresas também na área de promo, branding e digital. Prestes a completar 20 anos, a empresa dos sócios Rosa Estrella (presidente) e Angelo Tomio Júnior (VP de operações), tem o comando de criação nas mãos de Alexis Leiria. Os clientes se dividem entre estaduais e nacionais, com trabalhos ancorados em criação e planejamento. O mercado em Santa Catarina, segundo o grupo, vem crescendo e obtendo, pelo quarto ano consecutivo, um PIB superior à média nacional. Entre seus principais clientes estão FIESC, SESI, Deinfra, Governo de Santa Catarina, WOA, Pixeon, Prefeitura de Pomerode, Grupo Minister e TEC Motors.
“Um crescimento sólido e organizado, com responsabilidade e planejamento. Aumentar a carteira de clientes regionais e nacionais está sempre em nosso radar, mas isso está sendo feito com tranquilidade e a experiência de uma empresa que existe há quase duas décadas. Um trabalho que já vem tendo resultado em 2015, ano em que, apesar do momento ruim da economia, conquistamos novos e importantes clientes”, diz o diretor de criação Alexis Leiria.
One Publicidade – Manaus (AM)
Gelson Leite, diretor de criação da One Publicidade
Desde 2006, a One Publicidade, fundada por Guinter Fernandes Costa, vem crescendo em número de clientes e no porte desses anunciantes. Quem assina a criação é Gelson Leite, com trabalhos voltados para as mídias tradicionais de massa (TV, rádio, jornal e mídia exterior) foco principalmente no varejo.
Sobre o Norte do país, a agência considera Manaus como um mercado publicitário forte e ativo. No entanto, ainda há muito conservadorismo dos clientes, que optam por soluções mais tradicionais. Os principais parceiros são Baratão da Carne Supermercados, Queiroz Embalagens e Descartáveis, Centro da Moda, Óticas Americanas, Turma da Moda e Polpas Naturally. “Nosso objetivo é tornar a agência reconhecida no mercado de Manaus antes de alçarmos voos pra fora”.
Revolution Brasil – Salvador (BA)
Campanha “Mantenha Fora do Alcence das Crianças”, da Revolution para a rede de farmácias Sant’Ana, vencedora de um Leão de bronze no Lions Health, em Cannes
Apesar de possuir escritório em São Paulo, a Revolution Brasil nasceu regional e conquistou visibilidade mundial em 2015. A agência, que faz parte do Grupo PPG, levou dois Leões de bronze e 7 shortlists no Cannes Lions deste ano. Ao todo, a baiana já conquistou três leões e 16 shortlists ao longo de sua história. Além disso, o sócio e CCO, Emerson Braga, foi um dos publicitários que compôs o júri de Health & Wellness do festival Lions Health.
A agência se posiciona com expertise nacional e global, o que a diferencia dos concorrentes. “Grandes marcas e empresas estão investindo no Norte e no Nordeste do país e buscando agências que entendam bem este mercado. E ninguém conhece tanto as características e os comportamentos dessas regiões como nós. Nossos trabalhos são cases e temos importantes prêmios em nosso currículo”, diz Braga.
Entre seus principais clientes, estão Máquina de Vendas, Insinuante, Ricardo Eletro e a rede de farmácias Sant’ana, para quem a Revolution criou uma das campanhas premiadas em Cannes este ano (foto). Apesar de o mercado falar em crise e dificuldades, a expectativa de crescimento da agência é de 20% para 2015. Os esforços estão voltados para a ampliação do trabalho para outras bandeiras do grupo e, em Salvador, os trabalhos estão divididos em prospecção e construção de cases.
Sigla – Belo Horizonte (MG)
Anúncio “backbus” criado pela Sigla para o Cref-MG
A Sigla começou sua história em 2002 com clientes corporativos e ingressou no mercado de varejo e clientes de expressão regional. Hoje, é uma das agências de Belo Horizonte mais consolidadas no setor imobiliário. A expansão para mercados estratégicos e a educação são os próximos focos da agência mineira. Sob o comando dos sócios Luciano de Lima (diretor de negócios) e Luiz Oliveira (diretor de criação) e Rodrigo Fortini (diretor de mídia) estão há 13 anos no mercado com mais de 100 clientes, dentre eles Coca-Cola, Biscoito Aymoré e Séculos Relógios.
Os sócios da agência enxergam o mercado mineiro recheado de empresas familiares, mas cada vez mais profissionais. E para se consolidar e atender esse público, a Sigla busca conquistar a confiança do anunciante, atendendo tanto institucional quanto varejo. Uma de suas campanhas, criada para o Cref (Conselho Regional de Educação Física / MG), foi lembrada em vários portais, inclusive pelo Best Ads on TV (foto).
“Queremos ser entendidos como uma agência boutique, da qual os clientes esperam campanhas altamente pertinentes ao seu negócios e que usa a criatividade e planejamento para gerar resultados. Acreditamos ser possível, desta forma, atender não apenas o mercado mineiro, mas todo o mercado nacional. O objetivo não é figurar entre as maiores do mercado e sim manter entre as melhores do mercado”, diz o diretor de criação Luiz Oliveira.
Luiz Oliveira, diretor de criação da Sigla