Agências prestam homenagem ao Dia das Crianças
Em meio a tantas controvérsias e tentativas de proibição, o propmark convidou a F/Nazca S&S, Giovanni+DraftFCB, JWT Brasil, Taterka e Y&R para criarem anúncios que pudessem, além de homenagear o Dia das Crianças (12), expressar o cuidado e o respeito da publicidade com o público infanto-juvenil.
Uma criança escondendo os olhos com as mãos ilustra a peça criada pela Giovanni+DraftFCB. O texto relata as formas de amar e educar os filhos, ensinando-os a conviver com um mundo em que a propaganda faz parte do dia-a-dia. “Foi um trabalho muito gostoso de fazer, pois coincide com a nossa convicção. Vivemos num momento em que há diversas tentativas de restringir a atividade publicitária e, quem a defende, utiliza argumentos para confundir os formadores de opinião como se o mercado gostasse de enganar o público, fato que não corresponde à realidade”, argumenta Adilson Xavier, presidente e diretor nacional de criação da Giovanni+DraftFCB.
Segundo Xavier, a peça (que tem redação de Ricardo John e direção de criação de Adilson Xavier, Ricardo John e Sidney Araújo, com direção de arte de Sidney Araújo) pretende retratar o foco da agência a favor da educação e seu desprezo em relação à censura.
Intitulado “Bicho-papão”, o anúncio criado pela F/Nazca descreve as corriqueiras situações de uma infância “à moda antiga”, época em que as crianças rasgavam os joelhos, usavam gesso, quebravam os dentes e comiam doces à vontade, sem ouvirem nada a respeito do assunto “obesidade”, por exemplo. O texto procura fazer irônico contraponto entre os tempos atuais, em que “a propaganda, a grande vilã do século, mudou o mundo, deixando-o mais perigoso para as crianças”. A direção de criação é de Edu Lima e Fábio Fernandes, com redação de Edu Lima e direção de arte de João Linneu. A ilustração é de Domingos Aquino.
Já a peça criada pela JWT Brasil parabeniza o público infantil de diversas raças e nacionalidades pelo Dia das Crianças. “O anúncio toca no ponto do exagero. É muito importante que existam regras regulamentando a propaganda para crianças e jovens, e elas existem. O Conar está aqui para isso. O exagero é que é discutível”, explica Andréa Siqueira, diretora de criação da JWT Brasil. O anúncio tem direção de criação de Mario D’Andrea, Roberto Fernandez e Andréa Siqueira, com direção de arte de Rinaldo Ferrarezzi. A redação é de Andréa Siqueira.
A Taterka fez alusão à história do Lobo Mau para retratar a questão da propaganda direcionada às crianças.“O tema é supercomplexo e complicado de resumi-lo em um anúncio. Mas a linguagem que utilizamos combina com o jeito de a gente trabalhar, tem leveza, ironia, e fazer conexão ao Lobo Mau pareceu-me muito adequado”, diz Marcelo Lucato, diretor de criação da Taterka.
O criativo cita o fato de muitas histórias da literatura infantil universal terem sofrido, nos últimos anos, diversos ataques de uma parcela da sociedade por considerarem tais contos violentos para as crianças. “Isso demonstra uma visão bastante estreita. Será que estamos olhando para o real problema ou estamos encontrando ‘bodes expiatórios’ para a questão?”, pergunta Lucato.
Sob a assinatura “Propaganda Infantil. Tem gente vendo monstros quando começam os comerciais”, a Y&R criou peça que diz que culpar a publicidade por todos os problemas pode acabar sendo uma ‘grande armadilha’. Conheça os anúncios das agências nas páginas 6, 8, 10, 12 e 18.
Por Juliana Welling
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