A Africa confirmou nesta quarta-feira (3) que seu escritório no Rio de Janeiro volta a ser exclusivo para serviços de merchandising, conteúdo e product placement. A operação de propaganda – que envolvia cerca de 30 pessoas – será encerrada e Álvaro Rodrigues, VP de criação da Africa e que respondia pela presidência da operação no Rio, passa a atuar definitivamente no escritório de São Paulo junto a outros VPs de criação da agência, Eco Moliterno e Rafael Pitanguy, com liderança do CCO e copresidente, Sergio Gordilho. Ele já estava na agência em São Paulo desde novembro de 2015 liderando alguns  projetos. Ricardo Zanella, um dos líderes da operação carioca, também segue para São Paulo como diretor de contas.

“Vamos voltar nosso foco total em merchandising, que é bem representativo pra gente, e onde o Rio é a capital”, disse Nizan Guanaes, presidente do Grupo ABC. 

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Em busca de melhores resultados e otimização de custos, o Grupo ABC realizou no ano passado a fusão entre a DM9 Rio e a Africa Rio, que atuava exclusivamente com merchandising,  e concentrou sua operação de publicidade (e demais serviços) sob a bandeira Africa, extinguindo a marca DM9 no mercado carioca. Como o cenário de crise se manteve, a solução agora foi retomar o formato anterior à fusão. A operação de merchandising  que existe há quatro anos seguirá com a liderança de Paula Bezerra, diretora de produção da Africa. A operação carioca trabalha com celebridades nacionais e internacionais e atende clientes como P&G, Itau, Grendene e Brahma, e deixa o prédio que ocupava no Leblon para ocupar novo espaço na Barra.