Bruno Covas, prefeito de São Paulo, ao lado de João Dória, governador do Estado de São Paulo, durante coletiva de imprensa (Divulgação)

Com a reabertura de alguns setores Brasil afora em meio à crise da Covid-19, o retorno das agências de publicidade parece questão de tempo. Na cidade de São Paulo, porém, a volta ainda não tem data para acontecer.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, recebeu desde segunda-feira, 1 de junho, 105 propostas de protocolos sanitários de reabertura de entidades setoriais. O que inclui o protocolo feito pela Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade).

Todos os setores que constam na fase 2 do Plano São Paulo, do Governo do Estado, já enviaram propostas. Entre os documentos recebidos 59 são da fase 2 e outras 46 sugestões são de entidades enquadradas nas demais fases. O panorama atual do Estado segue da seguinte maneira:

Caso a proposta da Abap seja formalmente adequada, a Secretaria apresentará sua manifestação e a encaminhará para análise da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA), que analisará o protocolo sanitário, nos seus aspectos técnicos, e apresentará sua manifestação favorável, favorável com alterações ou desfavorável e encaminhará o processo para a Casa Civil do Gabinete do Prefeito.

O documento da Abap foi produzido com base na experiência de outros países e nas recomendações do próprio Governo do Estado de São Paulo.

Caso tudo seja aprovado, haverá a celebração de um termo de compromisso com as entidades do setor analisado e os estabelecimentos relativos ao respectivo setor poderão retomar o atendimento presencial ao público, devendo cumprir com todas as exigências nele fixadas.

Por enquanto, vale lembrar que a quarentena está prorrogada pelo decreto nº 59.473, até 15 de junho.

As agências já relataram seus planos para uma provável retomada em matéria do PROPMARK que pode ser lida aqui.