Ser digital é mais do que estar atualizado nas tecnologias. “A F.biz é uma agência onde o novo, o aberto, é cultural. É importante se reinventar sempre que possível. Chegar aqui e ver que isso não é conversa é muito bacana”, afirma Renata D’Ávila, CSO da agência. A executiva assumiu o cargo em janeiro deste ano e chegou à empresa com o objetivo de trabalhar a integração. “Minha chegada veio reorganizar a agência. Vim integrar planejamento e mídia”, explica Renata. 

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Com a contratação da executiva, a agência está estruturando uma nova área, denominada C&DI (sigla para consumer and data insights). Alocada na mídia que, assim como o planejamento, está sob a responsabilidade de Renata, a divisão cuidará da inteligência de dados da agência. “O desafio é ter um storytelling único, independentemente do meio, e o mais legal é que conseguimos ver o todo, fazer uma história cada vez mais integrada”, conta a executiva. 

Segundo Renata, o DNA digital está muito mais ligado à cultura da empresa do que aos meios de comunicação utilizados. “As agências digitais não têm medo de ousar. Digital não é um meio, é um comportamento. É essencial trabalhar com o comportamento humano e com a ideia de como as marcas e os consumidores se relacionam entre eles”, conta.

A mudança é uma constante na agência, que surgiu como o site Fulano e, depois de passar por um período como produtora digital e, mais tarde, agência digital, adotou o posicionamento de agência de comunicação integrada. A F.biz hoje é dividida em três partes autônomas: MUV (sigla para Mobile Unique Vision), liderada por Marcelo Castelo; Marketing Tech, sob o comando de Pedro Reiss; e a agência de comunicação, que tem Roberto Grosman como responsável.

Um dos objetivos da F.biz é trabalhar cada vez mais coletivamente. “A criatividade não é só nossa. O que não falta é gente produzindo conteúdo bacana. As marcas cocriam aqui com a gente”, afirma a executiva.
Para ela, é importante a marca não fazer apenas comunicação, mas demonstrar um comportamento que esteja de acordo com sua cultura. “Valores como transparência e confiança são fundamentais”, diz.

Conquistas

Depois de conquistar a conta de Jeep, a F.biz comemora a chegada da conta de comunicação digital da Hasbro. A marca de brinquedos tem em seu portfólio, por exemplo, licenças de Star Wars e de Disney Princesas. A F.Biz ainda atende Closeup, Dove, Seda, Tresemmé, Motorola, Luxottica, Claro, NET, Embratel, Ovomaltine, Honda Motos e Totvs.

Planejamento

Renata assumiu recentemente a presidência do Grupo de Planejamento e pretende dar continuidade no trabalho que já vinha sendo feito pelo ex-presidente Ken Fujioka. “Para este ano, estamos pensando se colocamos em pé a conferência ou a desconferência, que é um evento que fomenta o mercado com conteúdo e socialização”, fala Renata.

Outra preocupação da executiva é integrar um pouco mais o planejamento em todo o país. “O mercado de São Paulo fica muito ‘em-si-mesmado’. Queremos começar a integrar um pouco mais com outras regiões”, conta a nova presidente da entidade.