Para comemorar o sucesso de Call of Duty: Black Ops Cold War, a Activision e a CP+B Brasil criaram uma campanha que desafia a sua comunidade a decifrar os códigos de uma rádio russa que emitia sinais misteriosos durante a Guerra Fria.

Até o dia 10 de março, a rádio criada pela agência emitirá 1.000 códigos que, desvendados, darão direito a 10 mil vouchers de um XP em dobro no jogo Call of Duty: Black Ops Cold War e Call of Duty: Warzone.

A Guerra Fria foi uma intensa guerra econômica, diplomática e ideológica entre União Soviética e Estados Unidos pela superioridade mundial entre o socialismo e o capitalismo. Começou depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e se estendeu até 1991. A estratégia da promoção da Activision foi mergulhar os jogadores no clima do game: convidados por influenciadores e pelas redes sociais de Call of Duty, os jogadores transformam-se em espiões e entram no site para tentarem decifrar transmissões secretas.

Na página os códigos são ditos em português com forte sotaque russo, entre chiados e sinais. Caso consiga desvendá-los em até 60 segundos, o jogador irá desbloquear um segundo código que será enviado em seu email, para então conquistar o prêmio.

A Activision deu início à experiência na última quarta-feira (3), para abrir um fim de semana de teste grátis dos modos multiplayer e Zombies Call of Duty: Black Ops Cold War.

A campanha criada pela CP+B Brasil se inspira em rádios reais, de ondas curtas, que funcionavam durante a Guerra Fria e que até hoje são um grande mistério.

“Conceitualmente, a promoção se inspira nas conspirações que foram pano de fundo da Guerra Fria, um momento de tensão com a possibilidade de uma iminente guerra entre os blocos americanos e soviéticos, herança ainda da Segunda Guerra Mundial. Nossa inspiração foi uma rádio real e a partir dela desenvolvemos uma ativação online imersiva, que simula aquele ambiente tenso e recompensa os nossos jogadores espiões”, diz o sócio e CCO Marcos Medeiros, da CP+B.

Locutor ucraniano e delegacia abandonada

A criação da campanha de promoção de lançamento do Call of Duty: Black Ops Cold War, que também conta com um filme de 60”, começou em setembro de 2020, em plena pandemia.

Sua produção exigiu pesquisas e realização de detalhes inusitados. O locutor que dita os códigos no site é ucraniano e vive na Alemanha. Ele aprendeu as letras e os números em português exclusivamente para realizar o trabalho.

Assista: 

Para chegar à imagem do rádio do site, a criação estudou diferentes modelos da época da Guerra Fria e consultou um especialista em estruturas de redes de radiodifusão para que ficasse o mais próximo de um aparelho original soviético. As cenas do filme foram feitas numa antiga delegacia do bairro paulistano da Mooca, que remete a uma repartição pública abandonada e esquecida pelo tempo.

Ficha Técnica

Agência: CP+B – CRISPIN PORTER & BOGUSKY BRASIL

Cliente: Activision

Produto: Call of Duty

CCO: André Kassu e Marcos Medeiros

Direção de Criação: Marcelo Rizério

Criação: Pedro Rosas, Pedro Galdi, Renato Simon, João Cunico e Rafael Costa

RTVC: Ana Paula Casagrande, Fabíola Camilo e Julia Oliveira

Planejamento: Rafael Lavor, Mickael Prass, Matheus Teixeira e Gustavo Araujo

Atendimento: Renata Wirthmann, Milena Braune e Tamyris Ferreira

Mídia: Rodrigo Medeiros e Victor Berto

Projetos: Nathália Beividas e Paola Kinder

Produtora digital: GATSO – Creativity & Development

Diretor: Silvio Medeiros

Diretor de Fotografia: Silvio Medeiros

Assistente de Câmera: Lucas Puppio

Produtor de Locacão: Calixto

Montagem e pós: equipe Silvio Medeiros

Produtora de Objetos: Karina Zandoná

Assistentes de produção: Robinson Santiago, Márcio Miranda, Rodrigo Santos e William dos Santos

Produtora de Som: HEFTY

Produtor: Edu Luke, Otávio Cavalheiro, Tuco Barini, Rud Lisboa e Celso Moretti

Atendimento: Debora Carvalho e Daniella Cabaritti

Coordenação: Cristiane Oliveira

Ilustração e animação 3D das telas interativas: Fuze Image

Aprovação cliente: Marcelo Teracini, Thiago Onorato, Anadege Freitas e Loic Olichon