Um geek, um jornalista, um designer e um publicitário com trabalhos também na área das artes. Foi com essa mistura que a W3Haus nasceu em 2000 e, hoje, três deles permanecem no negócio: o CIO Alessandro Cauduro, com sua visão de TI; o CRO Chico Baldini, publicitário; e o CEO Tiago Ritter, jornalista. O arquiteto Rodrigo Cauduro foi outro fundador, mas já não está no negócio.

Agência tem 180 funcionários distribuídos entre Porto Alegre e São Paulo (Fotos: Alê Oliveira)

Esse alicerce centrado na diversidade de funções e visões de mundo é o que ajudou a empresa a construir sua cultura. Hoje, a mistura é desafio diário da W3Haus para manter a sua capacidade de atrair novos perfis e criar mais inovação para os clientes.

“O DNA da agência procurou carregar uma visão clara de propósitos, do que queria ser e do que não queria ser. O fator mais forte de nossa personalidade é a questão da diversidade. Nós começamos como quatro cabeças diferentes que tiveram a fortaleza de unir visões complementares para criar coisas novas”, relembra Ritter.

Estrutura da W3Haus quer proximidade entre os profissionais, fortalecendo a cultura da “bunda fora da cadeira”

A diversidade ganhou novos contornos recentemente, quando a necessidade de atrair mais mulheres, LGBTQ+ e negros começou a ser absorvida de forma mais agressiva pelo mercado. Na W3Haus, diz Ritter, o movimento se deu de forma orgânica e natural. “Temos 21% da equipe formada por LGBTQ+, incluindo duas mulheres trans. Também temos quase 60% de lideranças femininas, que consideramos fundamental para complementar a visão dos sócios. E firmamos o compromisso com o movimento More Grls de ter ao menos 50% das mulheres na criação até este ano”, explica o sócio.

Segundo ele, profissionais negros serão prioridade também daqui por diante. “Temos de abrir as portas para estimular esses novos talentos. Tem uma questão social, de criar oportunidades, mas, para o nosso negócio, ter diversidade é uma superpotência. A chance de sermos originais com um time mais diverso é infinitamente maior”, avalia.

Liderança estimula que funcionários demonstrem o seu “lado B”

A W3Haus nasceu em um cenário já digital, mas dominado por coisas totalmente diferentes de hoje, como os sites criados em flash. Por isso, como defende Ritter, a questão da diversidade é fundamental para ter a inovação em constante estímulo. Ele fala que se esforça para entender a cabeça de seus profissionais, inclusive os mais jovens. “Eu, pessoalmente, gosto de trocar ideias com as pessoas, e entender o que é relevante para eles, os aplicativos que estão usando. Elas oferecendo suas vidas para dividir conosco um sonho que criamos há duas décadas”, diz.

A agência chega a 2020 com 180 funcionários distribuídos pelas sedes em Porto Alegre, onde nasceu o negócio, e São Paulo, onde ocupa uma casa de pé-direito mais baixo que o comum entre as empresas do setor, no bairro do Sumaré. Esse local visa proporcionar mais aconchego e proximidade entre os profissionais, fortalecendo a cultura que se chama de “bunda fora da cadeira”, para que se converse e se troque conhecimento. Um aparelho de TV mostra, ao vivo, a movimentação em Porto Alegre, que também recebe as imagens de São Paulo. Embora tenham independência operacional entre si, as duas unidades são estimuladas a criar conexões.

Porto Alegre e São Paulo se conectam por câmeras para trocar experiências

Em um cenário de inteligência artificial e indústria 4.0, o toque humano vai continuar fazendo diferença e, por isso, o desafio de agências como a W3Haus é entender o seu papel nesse contexto. “Inovação é dar espaço para todo mundo, sem hierarquia. Alguém saindo da faculdade pode dar mais contribuição que um diretor de criação experiente e premiado”, afirma. Nesse sentido, o formato de trabalho não é dividido por áreas, mas por squads que atendem determinados clientes ou desafios de negócios, que absorvem os profissionais conforme a necessidade.

Dentro da cultura da agência, Ritter diz estimular o chamado “lado B” de cada um, que alimenta o “lado A” profissional e serve como uma válvula de escape num mercado sob intensa pressão. Ele próprio tem uma minicervejaria na cidade de Igrejinha-RS, perto de Gramado.

RAIO X
Agência: W3haus (holding HAUS)
Ano de Fundação: 2000
Principais lideranças: Tiago Ritter, CEO; Chico Baldini, CRO; Alessandro Cauduro, CIO; Guilherme Natorf, COO; Rafael Macedo, VP de Operações; Fernanda Tegoni, VP de Atendimento; e Larissa Magrisso, VP de Criação e Conteúdo
Clientes: Balance, BarraShoppingSul, BV, Bauducco, Google, Güd, Kley Hertz, O Boticário, Panvel, Petrobras, Tramontina, YouTube e Woop Sicredi