Mauro Rabello, Rodolpho Aguiar, Mario D’Andrea, Filipe Cuvero, Priscilla Ceruti, Bruno Panico e Kojiro Tanoue: lideranças da Dentsu (Alê Oliveira)

A Dentsu Brasil adota o conceito Moving Business by Moving People, que sinaliza um novo momento para a agência em seus oito anos de presença no país. Nos últimos dois anos, a empresa tem procurado ampliar sua oferta de serviços, indo além de planejamento e execução de campanhas. “Estamos preparando a Dentsu para o médio prazo, num período de três a cinco anos a partir de agora. Os clientes estão procurando algo diferente do que o mercado vinha oferecendo. Não podemos mais, como indústria, nos comportar apenas como conselheiros de compra de mídia. É pouco para a inteligência que existe dentro de nosso negócio”, diz o CEO e CCO Mario D’Andrea.

A construção do novo momento parte da ideia de a agência ser uma central de inteligência de negócios para o cliente, como explica D’Andrea, em um modelo que ofereceria maior valor agregado. Assim, além de campanhas, passam a compor o cardápio da Dentsu Brasil serviços diversos como criação de aplicativos, produtos e modelos de negócios e demais soluções inovadoras com foco em impulsionar o negócio dos clientes. Com o suporte de outras empresas do grupo Dentsu Aegis Network (DAN), a ideia da Dentsu é oferecer consultoria, tecnologia e conhecimento para impactar positivamente o engajamento entre marcas e consumidores durante toda a jornada. “O grupo tem à disposição serviços como tecnologia, performance, mobile e consultoria que vejo como um canivete suíço de especialidades que posso oferecer a meus clientes, quando percebo a necessidade”, avalia D’Andrea. O DAN atua no Brasil com 14 empresas, incluindo Isobar, mcgarrybowen, Cosin, iProspect e NBS, sendo 10 delas localizadas em um prédio na Vila Madalena, em São Paulo.

A inspiração para o conceito e o modelo de atuação da Dentsu Brasil vem da operação global da Dentsu. O COO Mauro Rabello aponta o posicionamento da agência japonesa de ser parceira de negócios dos clientes. “Os efeitos dessa genética da matriz têm rendido frutos no Brasil, nas áreas de CRM, consultoria, performance, e-commerce, além, claro, de publicidade e comunicação”, diz. De acordo com Filipe Cuvero, vice-presidente de criação, a forma de trabalho tem sido colocado em prática em projetos para clientes como Nissin, Toyota, SulAmérica e Canon. Priscilla Ceruti, diretora-geral de planejamento da agência, destaca o projeto MamaLab, consultoria para traduzir demandas e oportunidades em projetos envolvendo mães. Além deles, compõem o alto escalão da agência o diretor-executivo de criação Kojiro Tanoue, o diretor-geral de mídia Rodolpho Aguiar Eufrosino e o diretor-geral de atendimento Bruno Panico.

D’Andrea cita projetos recentes que surgiram a partir da nova visão, como ABC para Daltônicos, da Canon, em que a impressora da marca se tornou uma forma de promover testes de cor através de aplicativo, para detectar daltonismo nas crianças. Já para Miojo, da Nissin, a agência criou um novo produto, o Miojo Sabor Universal, sem sachê de tempero, a partir da constatação que 85% dos consumidores fazem a própria receita com o produto, sem seguir as instruções da embalagem.

“O novo modelo é uma soma do que estamos vivenciando nos últimos anos como agência e grupo. São anos em que começamos a oferecer serviços que vão além da comunicação, usando também o expertise das empresas do DAN e da matriz da Dentsu, em Tóquio, que atua há 118 anos no mercado. “Nesses anos de Brasil, sempre buscamos esse DNA da operação japonesa e, agora, acredito que estamos arredondados e oferecendo um posicionamento mais claro”, avalia D’Andrea.

A operação da agência, segundo o publicitário, tem obtido crescimento de dois dígitos há dois anos seguidos. Para 2019, a projeção é fechar com alta entre 15% e 20% nas receitas, acima do esperado inicialmente. “Participamos de muitas concorrências e ganhamos a maioria, em segmentos diferentes da economia. Acredito que conseguimos ampliar a percepção de qualidade do trabalho”, afirma. Duas das conquistas recentes são Bimbo, dona da Pullman, e SulAmérica, para quem criou uma campanha protagonizada por Tiago Abravanel.