Em um período em que os investimentos publicitários diminuíram em alguns segmentos, a AlmapBBDO encarou o momento como oportunidade para diversificar sua atuação. Nesse sentido, as verbas foram apenas remanejadas para departamentos mais estratégicos e de análise de negócios, tornando a agência em consultora para decisões estratégicas dos clientes.

Quem explica o movimento é Filipe Bartholomeu, anunciado CEO da Almap em janeiro deste ano. “O primeiro semestre trouxe uma especificidade para nós: enquanto a maior parte dos clientes diminuiu os investimentos em mídia, quase todos cresceram os investimentos em diagnósticos, pesquisas e estratégias, colocando a agência em um papel mais consultivo. É como se estivessem, e estão, planejando os próximos meses com apetite para uma guinada nos investimentos de mídia”.

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O executivo destaca que o período também trouxe crescimento em receitas auxiliares, como data, performance, design e CRM, o que demonstra o novo olhar do cliente em relação à agência. “Nos posicionamos como uma powerhouse para os nossos clientes. As conquistas de Volkswagen em todos os mercados da América do Sul, assim como Quaker, Guaraná Antarctica e Cielo, apontam para essa direção”.

A Talent Marcel segue caminho semelhante ao buscar maior relevância dentro dos clientes. A agência acaba de conquistar a conta digital da Mapfre, ampliando o trabalho para a seguradora, que já era atendida na área offline. Semp TCL e Lactalis também ampliaram seus contratos no digital, impactando as novas contratações na agência. Segundo João Livi, CEO da Talent, a promoção de Herbert Gomes ao posto de head de mídia há três meses teve objetivo de acelerar a entrega estratégica de mídia integrada aos clientes. E para atualizar os profissionais em todos os departamentos, a agência instituiu o programa de treinamentos Talent Always On.

“Metade do time da Talent Marcel está passando por atualização de conhecimentos e expertises em cinco áreas-chaves para o presente (e futuro) do negócio, como influenciadores, mídia de performance e programática, entre outros temas, conduzidos via parcerias estratégicas, como com o IAB. Até o fim do ano, toda a agência passará por esse movimento”.

 O que é essencial

O saldo do primeiro semestre é positivo para as agências, que apostaram em atividades além do seu core business e conquistaram a confiança de seus clientes e também para novas marcas. É o caso da BETC/Havas, que conquistou as contas do grupo JDE (Pilão, Damasco, L’OR, Café do Ponto, Caboclo e Café Pelé) e Grupo Elopar (Alelo, Livelo, Veloe). Segundo Erh Ray, CEO, sócio e fundador da agência, mais do que positivo do ponto de vista de negócios, as premiações reforçaram o bom momento criativo. “a criatividade da agência se encontra em um momento positivo sendo reconhecida em festivais importantes como One Show, D&AD, Wave Festival e Cannes. A expectativa para o segundo semestre é que consigamos fazer trabalhos ainda mais criativos”.

Apesar do cenário econômico pouco favorável, muitas empresas continuaram investindo em mídia, confiando na força de grandes eventos, como a Heineken para a Champions League, em São Paulo; e Dorflex, para o Carnaval de Salvador. Os clientes são atendidos pela Publicis. Na visão de Eduardo Lorenzi, CEO da agência, tudo isso mostra um amadurecimento do mercado, que vê a necessidade de fortalecer a sua comunicação, independentemente do momento econômico. “É aquela velha história de que o marketing deve ser visto como investimento e não como despesa que parece se concretizar”.

Nesse sentido, David Laloum, presidente da Y&R, explica que o posicionamento da agência tem sido o de se concentrar nos clientes e no desempenho de cada um deles. “A gente vive aqui uma busca permanente pela excelência, do ponto de vista criativo, estratégico e de inovação em todas as nossas entregas e nos esforçamos muito para os melhores resultados. Aceitamos também que a transformação faz parte da nosso cenário de maneira definitiva, e aprendemos a lidar com ela de maneira natural”.

A postura tem rendido bons resultados para a agência. Nos primeiros seis meses do ano a Y&R conquistou as contas da Starbucks, Habib’s, Buscopan e Buscofem e Vivo (junto com a Africa). “Observamosuma busca de vários anunciantes em reavaliar e otimizar as suas iniciativas de marketing e comunicação focando na busca por parceiros que pudessem agregar valor ao seu negócio. Acredito que a escolha da Y&R vem da observação da transformação e das entregas concretas que temos feito”. 

Marcia Esteves, CEO e presidente da Grey Brasil, a máxima de fazer comunicação criativa de qualidade aliada a desempenho continua orientando o trabalho do mercado neste e no próximo semestre. “Colocamos a criatividade no centro de tudo o que fazemos, para que nossas marcas façam parte da vida das pessoas e, desta forma, atinjam resultados efetivos de negócios. É o nosso mantra. É o que direciona nossa rotina”, finaliza a executiva.

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