Existe vida e atividade de comunicação além do mainstream. E, de vez em quando, o mercado precisa voltar seu olhar para fora do ciclo de grandes contas, verbas volumosas e campanhas robustas, com superproduções e um canhão de mídia multiplataforma. Um dos exemplos é a agência Édigital, criada e comandada por Lucas Miranda, de apenas 21 anos, no bairro dos Pimentas, no município de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo.

O jovem empreendedor acredita que os negócios da periferia, por menores que sejam, também merecem uma divulgação de qualidade, mas sabe que dificilmente podem pagar pelo trabalho de grandes agências. Com este mindset ele atende pontualmente mais de uma dezena de pequenos comerciantes em seu bairro entre pizzarias, padarias, restaurantes e outros estabelecimentos. “Nossa ideia é entregar publicidade de qualidade para esses clientes menores, mas com um valor acessível”, afirma Miranda.

Um dos primeiros clientes foi a IhCones, que comercializa pizzas em formatos de cone. “A Édigital nos ajudou em vários quesitos. Eles não só nos orientaram, mas foram lá e fizeram. Redesenharam o logo, tiraram fotos, criaram promoções, vídeo para nossa página no Facebook e deram nova roupagem para a marca. Tudo isso já tem efeito em nossas vendas”, diz Larissa Vilela, sócia-proprietária da pizzaria.

Com o primeiro “case” em mãos, fortalecido pelo velho e bom boca a boca, Miranda passou a ser procurado por outros comerciantes locais e até por empresas fora da região. Em seu portfólio, hoje pode dizer que já atendeu clientes de maneira ocasional como Bauducco, Wizard e Record News. Antes de abrir as portas da Édigital, o jovem trabalhou em uma pequena agência, onde aprendeu as noções mais básicas, mas não menos essenciais, das atividades de propaganda e marketing, que depois foi aprimorando por meio de cursos. Para desenvolver as campanhas, a Édigital tem parceria com vários produtores audiovisuais do bairro, além do projeto comunitário ComCom Pimentas. Miranda não revela o faturamento da agência.