Depois de realizar projetos para artistas internacionais como Usher, Lady Gaga, Elton John e YoYo Ma; e brasileiros como Emicida, Ivete Sangalo, Baiana System, Tropkillaz e Baco Exu do Blues – com quem ganhou o Grand Prix de Entertainment Lions for Music em Cannes 2019 – Hugo Veiga lança agora um projeto autoral. 

“Vai Ficar Fixe” é a primeira música. Veiga se apresenta como Gohu, que é Hugo ao contrário. A produção musical do brasileiro Emerson Martins da Bamba Music.

O álbum só virá em 2021, mas até lá, Gohu promete lançar uma música a cada 40 dias.

“O momento é grave, com um vírus desconhecido que ameaça profundamente a saúde, a sociabilidade e a economia. É vital seguir todos os cuidados para que o vírus não entre no nosso corpo, mas é igualmente fundamental não deixar que este contamine a nossa mente. Deixarmo-nos contagiar pela melancolia, não cura e não resolve. Este é o momento de nos mantermos fortes e confiantes como nação. Em breve poderemos voltar a nossa rotina e precisamos de nosso espírito intacto”, diz o criativo.

Originalmente, a música chamava-se “Ta Tudo Fixe” e representava um Portugal que precisará de tempo para voltar a existir. Como já tinha gravado o videoclipe, Gohu mudou o que estava ao seu alcance: regravou a letra. 

“Os tempos exigem desapego emocional e poder de adaptação. Eu estava muito feliz com a música e planos originais de lançamento. Mas tive que me desapegar, até por respeito a todos os colaboradores do projeto”, explica.

As músicas, cantadas em português de Portugal, possuem texturas eletrônica. “A criatividade profissional do Hugo explode quase ingênua na musicalidade do Gohu. Terreno fértil para experimentação na produção musical, sem amarras e cheia de propósito. Cada nova melodia que o Gohu me mandava por mensagem, enquanto definíamos as que entrariam no álbum, inspirava novos timbres e texturas, tamanha a diversidade de temas e estímulos. Na produção, foram mesclados sintetizadores clássicos e recém lançados. Ritmos folclóricos foram transformados em beats eletrônicos modernos e ear-candies brincam com as emoções, buscando a atenção constante de quem ouve”, explica Emerson Martins da Bamba Music.

O videoclipe foi realizado por Daniel Soares, jovem realizador português residente em Nova York e produzido pela el-Hey, a nova produtora de Miguel Coimbra.

“A oportunidade de produzir o videoclipe do Gohu, a incursão musical do Hugo, uma das pessoas mais criativas que conheço, realizado pelo Daniel Soares, um enorme talento representado por nós em Portugal, revelou-se como um daqueles projetos absolutamente excepcionais. E naturais para a el-Hey. A soma da batida com a energia da música e a ideia do projeto, resulta um otimismo que também é muito nosso. Acreditamos em fazer filmes com alma, que não são invisíveis e para pessoas que respeitamos”, relata Miguel Coimbra, diretor e produtor executivo na el-Hey.

Gohu não tem a pretensão de se tornar um artista de renome até porque a carreira publicitária de Hugo Veiga dificilmente o permitiria. A intenção, segundo o criativo, é dividir um pouco de emoções em forma de música e inspirar a positividade de espírito.