O festival El Ojo de Iberoamérica 2019 revelou nesta quinta-feira (7) os vencedores de seu segundo dia. Foram apresentados os ganhadores de oito categorias, entre elas Media. A competição foi presidida por Marco Bebiano, diretor de desenvolvimento de negócios no Google Brasil. Foram premiados 54 cases, entre eles 24 brasileiros: 6 Ouro, 8 Prata e 10 Bronze.

Dos 14 troféus dessa competição, 12 foram para a Africa: 2 de Ouro, 5 de Prata e 7 de Bronze. A agência competiu com os cases “Pay Per Beer” (Brahma), “Judgeable Cover Collection” (E-Galaxia), “Records” (Braskem), “The Algorithm of Life” (Amazon/SAP), “History Blocks” (Unesco), “The Beer Behing Sports” (Budweiser) e “Necessary Discounts” (Penguin Books/Companhia das Letras).

DPZ&T ganhou Ouro, Prata e Bronze com “Frieslist” para McDonald’s

Para um mesmo cliente, a Tech and Soul conquistou dois troféus de Ouro com “Distracted Goalkeeper” para Uber, a DPZ&T ganhou Ouro, Prata e Bronze com “Frieslist” para McDonald’s, a AlmapBBDO somou duas Prata com “True VW” para Volkswagen, e a Z+ (atual Havas+) teve um Ouro e um Bronze com “Sin rampa, la ecera es un muro” para Movimento Superação.

Com um troféu cada aparece as agências Grey (Prata / Competitor’s Sale / Volvo), SunsetDDB (Bronze / Dirnk Repsnosilby / Ambev) e NBS (Bronze / Hashtags of Arts / Museu Nacional Belas Artes).

O GP da categoria ficou com o case chileno Monedas de Libertad, de Pedro Juan y Diego para Aukin Ecos Del Wallmapu. Bebiano, do Google Brasil, comenta as principais características entre as cerca de 100 peças finalistas. “A maioria dos ganhadores tem cases pouco relacionados a uma estratégia tradicional do mix de meios. Foi muito ligado ao uso inovador e criativo de formas não convencionais de passar uma mensagem. Muitas ideias tiveram o produto e o serviço como um meio, e o papel da mídia era dar visibilidade e ampliar isso. Além disso, o El Ojo traz uma visão de escolas, momentos e contextos de cada país, nos quais as estratégias tem que endereçar esses momentos. Você vê claramente o quanto aquele contexto do país influencia a necessidade de uma ideia ser diferente”, diz.

Confira todos os ganhadores, com destaque para os brasileiros.

 MEDIA – 53 vencedores, 24 do Brasil: 6 Ouro, 8 Prata, 10 Bronze
 GP: Monedas de libertad, de Pedro Juan y Diego para Aukin Ecos Del Wallmapu
 CM1 – Productos
PRATATrue VW, de Almap BBDO para Volkswagen de Volkswagen Brasil
BRONZEFriesList, de DPZ&T para McDonald´s de McDonald´s Brasil
PRATACompetitors sale, de Grey Brasil para Volvo de Volvo Brasil
OUROPay per Beer, de Africa para Brahma de AmBev Brasil
  
 CM2 – Servicios
OUROPerussian prices, de Fahrenheit DDB para Plaza Vea de Supermercados Peruanos . Perú
BRONZETeruel existe, de McCann España para Ikea de IKEA España. España
  
 CM3 – Entretenimiento y turismo
BRONZEJudgeable covers collection, de Africa para E-Galaxia de E-galaxia
GPMonedas de libertad, de Pedro Juan y Diego para Aukin Ecos Del Wallmapu de Aukin Chile . Chile
BRONZEUn minuto de silencio al minuto de silencio, de Mercado McCann para Superliga Argentina De Fútbol de Superliga Argentina De Fútbol. Argentina
  
 CM4 – Institucional, imagen corporativa y patrocinios. Responsabilidad Social Empresaria
OURODistracted goalkeeper, de Tech And Soul para Uber de Uber Brasil
BRONZEDirnk repsnosilby, de SUNSETDDB para Cervecería Ambev de AB InBev Brasil
BRONZERecords, de Africa para Braskem de Braskem
BRONZELegales de abuso, de MullenLowe SSP3 para Águila de AB InBev Colombia. Colombia
BRONZEThe algorithm of life, de Africa para Amazon / SAP de SAP Brazil / Amazon Web Services
  
 CM5 – Bien público y mensajes gubernamentales
BRONZEGiving songs, de De La Cruz & Asociados para Giving Tuesday de Giving Tuesday. Puerto Rico
BRONZESin rampa, la acera es un muro, de Z+ Comunicação para Movimento Superação de Globo Comunicação E Participações
PRATAThe life saving soap operas, de Circus Grey para Ministerio De Salud Del Perú de Ministerio De Salud Del Perú. Perú
PRATAHistory blocks, de Africa para Unesco de Unesco Brasil
OUROSecond chances, de Casanova//McCann, McCann NY & McCann Canadá para Donate Life California de Donate Life California. Estados Unidos (Hispano)
  
 CM6 – Uso innovador del medio audiovisual
PRATAThe life saving soap operas, de Circus Grey para Ministerio De Salud Del Perú de Ministerio De Salud Del Perú. Perú
BRONZERecords, de Africa para Braskem de Braskem
  
 CM7 – Uso innovador del medio gráfico
PRATA¿Una fotografía irrepetible?, de FCB&FiRe SPAIN para Trapa Chocolates de Trapa Chocolates. España
BRONZECrash caps, de DDB Colombia para Poker de AB InBev Colombia. Colombia
PRATAThe gun violence history book, de FBC Chicago para Illinois Council Against Handgun Violence de Illinois Council Against Handgun Violence. Estados Unidos (Hispano)
PRATAThe beer behind sports, de Africa para Budweiser de AmBev Brasil
OUROFriesList, de DPZ&T para McDonald´s de McDonald´s Brasil
  
 CM8 – Uso innovador en plataformas de audio
OURO#GoodByeCiberBullying, de La Familia para Fundación Summer de Fundación Summer. Chile
PRATAImmigrant songs, de Wing Advertising para Southern Poverty Law Center de Southern Poverty Law Center. Estados Unidos (Hispano)
PRATAFriesList, de DPZ&T para McDonald´s de McDonald´s Brasil
  
 CM9 – Uso innovador de la Vía Pública
OUROSin rampa, la acera es un muro, de Z+ Comunicação para Movimento Superação de Globo Comunicação E Participações
BRONZEHacked wedding billboard, de VMLY&R México para Yo Quiero Yo Puedo de Yo Quiero Yo Puedo. México
BRONZECarteles que salvan vidas, de TBWA Buenos Aires para La Caja de La Caja De Ahorro Y Seguro. Argentina
PRATAThe beer behind sports, de Africa para Budweiser de AmBev Brasil
  
 CM10 – Eventos y acciones en el espacio público
BRONZE3D activist, de Alma DDB para Change The Ref de Change The Ref. Estados Unidos (Hispano)
OURODistracted goalkeeper, de Tech And Soul para Uber de Uber Brasil
BRONZEHashtags of arts, de NBS para Museu Nacional De Belas Artes de Museu Nacional De Belas Artes
PRATASecond chances, de Casanova//McCann, McCann NY & McCann Canadá para Donate Life California de Donate Life California. Estados Unidos (Hispano)
BRONZELa traffic jam Whopper, de We Believers para Burger King Delivery de Burger King México. México
BRONZEThe sand ad, de Geometry Argentina para Volkswagen de Volkswagen Argentina. Argentina
PRATAPerussian prices, de Fahrenheit DDB para Plaza Vea de Supermercados Peruanos . Perú
  
 CM11 – Uso innovador de plataformas digitales
BRONZESkip ad, de 121 Tribal para Skip de Unilever Perú. Perú
PRATATrue VW, de Almap BBDO para Volkswagen T-Cross de Volkswagen Brasil
BRONZEHistory blocks, de Africa para Unesco de Unesco Brasil 
PRATALa traffic jam Whopper, de We Believers para Burger King Delivery de Burger King México. México
BRONZEIkea vs Arkano, de Ymedia para Ikea de IKEA España. España
OUROPay per Beer, de Africa para Brahma de AmBev Brasil
  
 CM12 – Acciones en redes sociales
BRONZENecessary discounts, de Africa para Penguin Books Companhia Das Letras de Penguin Books Companhia Das Letras
BRONZELifeStreams, de Wunderman Thompson Lima para Fundación Peruana De Cáncer de Fundación Peruana de Cáncer. Perú
PRATAThe algorithm of life, de Africa para Amazon / SAP de SAP Brazil / Amazon Web Services
  
 CM13 – Influencer
BRONZEGiving songs, de De La Cruz & Asociados para Giving Tuesday de Giving Tuesday. Puerto Rico
BRONZEPeriodistas, de Publicis México para Centro De Investigación Y Capacitación Propuesta Cívica A.C. de Centro De Investigación Y Capacitación Propuesta Cívica A.C.. México
PRATAThe life saving soap operas, de Circus Grey para Ministerio De Salud Del Perú de Ministerio De Salud Del Perú. Perú
PRATATurning hate into songs, de Santo Buenos Aires para Sprite de Coca-Cola Argentina. Argentina

Além de Media, o festival revelou os vencedores das categorias Conteúdo, Creative Data, Design, Digital & Social, Inovação, Produção Digital e Sustentável.