Tecnologia, inovação e transformação digital são o tripé básico da operação da recém-criada Nöse, que passa a integrar o Isobar Group Brasil, que já conta com as operações da Pontomobi, Isobar, Cosin Consulting e Lov. O ponto de partida, nas palavras de Abel Reis, CEO do Dentsu Aegis 

Network no país e Isobar na região Latam, é ajudar o mercado a compreender melhor os impactos oriundos do ambiente do digital nos negócios das empresas e das pessoas. O acesso à plataforma é gratuito e não há interesse em monetização. Um dos primeiros whitepapers é sobre blockchain, sistema que garante seguridade às transações financeiras (bitcoins). Esse conteúdo foi elaborado por um especialista da Cosin, mas com edição de profissionais terceirizados. Uma rede colaborativa, inclusive do exterior, vai alimentar o espaço.

“Vamos ter pautas técnicas, mas também sobre como as pessoas vivenciam o amor e a amizade nesses tempos digitais. O plano é fomentar a discussão do impacto digital na sociedade. No caso das empresas, elas já são suportadas por tecnologia, mas a conversa com os consumidores requer comunicação que observe a sua experiência com as marcas. É o que chamo de design de serviços. O propósito é sair do plano superficial e transferir maior aprofundamento a essas questões. Um novo conceito para o e-commerce é assunto que precisa ter maior discussão. A Nöse contempla coisas absolutamente nerds, mas também humanas; tudo cabe na proposta”, argumenta Reis, que alinha a estratégia a um posicionamento de PR do Isobar Group.

Os ativos digitais ganham espaço nas empresas, mas precisam ser aproveitados de forma intuitiva e natural. “E menos sujeitos a erros”, observa Reis, que acrescenta: “O papel é o de educar, formar opinião para o mercado, identificar riscos e oportunidades. Não importa se vai servir para o interesse de curiosos, concorrentes, público em geral, clientes e não clientes. A compreeensão dos impactos que o digital está produzindo é uma questão coletiva. Com a Nöse, vamos trazer ideias e fomentar uma conversa com dados já processados e mastigados. Além de artigos, vamos ter entrevistas, análises, temas factuais, pesquisas etc. Sempre com a perspectiva de construir uma visão com suporte apropriado. A transformação digital é realidade em qualquer setor que busca inovação e eficiência para se diferenciar dos seus concorrentes”, observa Reis.

Por que Nöse, que é nariz em inglês? O executivo explica: “Meter o nariz em tudo, para descobrir o novo.” Ou seja, “é uma metáfora entre a função desse órgão de respirar e umidificar o ar, com a funcionalidade de se 

sentir cheiro.” Além disso, ter faro para identificar temas capazes de fazer a diferença na gestão de marcas, produtos e serviços nesse momento de transição do mundo analógico com as demandas emergentes do digital.

“Costumo definir o Nöse como um órgão, um sentido. Mas pode ser um centro de ideias; um bureau de inteligência de marketing ou um localizador de soluções. Não importa o que é, mas o que faz”, comenta Rui Branquinho, CCO do DAN e Isobar Brasil Group. “Hoje, a transformação digital é realidade em qualquer setor que busque inovação e eficiência para se diferenciar de seus concorrentes. Nós queremos com esta plataforma levar ao mercado todos os aspectos relevantes dentro dessa discussão e produzir o conhecimento necessário para que se possa refletir e aplicar as boas práticas implícitas em um processo de transformação digital”, finaliza.

Abel Reis lança nesta segunda-feira (26), em São Paulo, o livro Sociedade.com – Como as tecnologias digitais afetam quem somos e como vivemos, que é uma complilação dos seus artigos publicados na revista Época Negócios nos últimos dois anos.