Contas de marketing institucional e publicitário saem do mercado carioca para o paulista

 

O jornal O Globo anuncia nesta sexta-feira (27) a decisão de transferir suas contas de marketing institucional e publicitário, que estavam na DM9Rio, para a Lew’LaraTBWA. Diz o comunicado da empresa: “Em um processo de revisão da sua estratégia de comunicação, a Infoglobo realinha a distribuição das contas publicitárias de seus produtos, mantendo o foco no mercado do Rio de Janeiro e também buscando reforçar sua presença no mercado de São Paulo”. A Artplan continua com as contas dos Classificados do Rio, eventos e ativações e passa agora a atender também ao Jornal Extra – que estava na Agência3.

No início de maio, O Globo transferiu seu comando comercial para São Paulo e contratou para assumi-lo o executivo Felipe Goron, que trabalhou 13 anos no grupo RBS, para o qual realizou em anos recentes a função de prospectar negócios na capital paulista. Goron afirmou que apenas 10% da equipe comercial ficará em São Paulo, mas existe uma concentração de clientes na cidade e que era preciso buscar oportunidades de reposicionar as marcas da Infoglobo de maneira mais sólida naquele mercado.

A decisão de ser atendido por uma agência em São Paulo gerou algum desconforto entre profissionais do mercado publicitário carioca. “Eles estão contribuindo para esvaziar um mercado de onde vem a maior parte de sua receita. É uma decisão comercial que pode afetar profundamente o mercado em que eles atuam”, disse um publicitário atuante no mercado carioca, que preferiu não se identificar.