Os sócios da agência Peppery assinaram em Nova York, na semana passada, o compromisso para realizar no Brasil, nos próximos anos, o evento mais importante do mundo da sustentabilidade envolvendo marcas e empresas, o Sustainable Brands. O termo foi assinado com representantes do Sustainable Business Worldwide, plataforma global que reúne empresas dispostas a inovar e direcionar seus negócios para a sustentabilidade. A Peppery também será parceira da edição do encontro de 2018 em Toronto, no Canadá, e pretende realizar estudos, em conjunto, relacionados ao tema.

“A iniciativa posiciona a agência num patamar de liderança no debate sobre a realidade da nova economia sustentável”, diz Beto Pires Ferreira, que se tornou sócio da agência recentemente com a missão de levar a Peppery a um novo patamar nessa área. Segundo ele, em tempos da nova economia sustentável liderada por gigantes como Natura, Unilever, Patagonia e Tesla, dentre tantos outros grandes exemplos globais, a agência quer protagonizar o diálogo que hoje se impõe e propor soluções.

“Temos uma responsabilidade imensa como parte de uma indústria que forma opiniões e estabelece padrões de consumo. A história da propaganda no mundo explica esse impacto para o bem e para o mal. Sem conhecimento profundo e legitimidade não temos como aperfeiçoar nossa governança e assessorar nossos clientes nessa travessia para os negócios sustentáveis. Reputação não se conquista do dia pra noite, mas se perde”, observa Ferreira, CSO da Peppery, que atua na área de sustentabilidade há mais de 20 anos.

O summit, que é realizado desde 2007, é a principal bandeira da entidade, reunindo anualmente mais de 1.300 pessoas de 20 países, em cidades como Tóquio, Bagkok, Istambul, Kuala Lumpur, Copenhagen, Madri e São Paulo.

KoAnn Skrzyniarz, fundadora e CEO da plataforma, fala que a parceria com a Peppery é importante não só pelo seu compromisso autêntico com o meio ambiente e o empreendedorismo social da empresa ao inovar estruturando uma área de sustentabilidade, mas também pela sua expertise em marketing e comunicação.

KoAnn descreve a “família global Sustainable Brands” como um grupo extremamente criativo e apaixonado, com um profundo compromisso com o propósito. Fazem parte dela empresas como Coca-Cola, Ford, Unilever, Target, Basf, Solar City, Chipotle e AirBnB.  “Nossa comunidade de empresas tem capacidade para impulsionar uma mudança dramática do mercado em direção a um mundo em que o consumo sustentável é a norma. E isso é, de fato, o nosso objetivo”.

Álvaro Almeida, integrante do conselho da plataforma e curador da conferência no Brasil nos últimos anos, conta que o Sustainable Brands já formou uma comunidade no país e agora tem a oportunidade de ganhar ainda mais relevância nacional e globalmente.

A Peppery também firmou uma parceria com o Instituto Locomotiva – dos sócios Renato Meirelles e Marcelo Tas –, que assinará os estudos sobre sustentabilidade e também um “índice” que visa monitorar regularmente as redes sociais, os investimentos, o comportamento, as tendências, o engajamento e a maturidade do tema no Brasil – tanto por parte dos internautas quanto das marcas, para chegar à sua real percepção do mercado. O “Brazilian Corporate Sustainability Index” será anual, mas os estudos terão divulgação mensal.