Foram revelados nesta terça-feira (8) os vencedores da 4ª edição do “Prêmio Desafio Estadão Cannes”. O festival é dividido em quatro categorias relacionadas a campanhas publicitárias (Multiplataforma, Impresso, Branded Content e Brief Desafio), além da área especial Mídia do Ano, que consagra o melhor profissional do setor. 

Andrea Hirata, vice-presidente de mídia da Leo Burnet Tailor Made, foi escolhida a melhor mídia do mercado, após votação conduzida pelo Estadão junto a cerca de 1 mil profissionais da área. 

Marçal Neto

Entre as campanhas,  a área de Branded Content teve como vencedora a ação “Transforme sua imaginação em ação”, criada pela J. Walter Thompson para anunciar o lançamento da Nova Ecosport (Ford). A iniciativa partiu da publicação pelo Jornal do Carro de notas de desempenho, que atestavam os bons resultados do modelo.  Com esse insight, a ação de branded content criou conteúdos especiais que foram espalhados por diversas partes do jornal. No caderno de Viagem, por exemplo, explorou-se a cidade de São Paulo vista a partir do teto-solar do carro. Em Casa, o foco foi no luxo do carro, dentre outras dezenas de conteúdos sem menção direta à marca.

Em Impresso, a vitória foi da campanha “Integrando para potencializar”, ação da Gad´ que comunicou a fusão da Cetip e BM&FBovespa, que criou a gigante da bolsa brasileira B3. A estratégia consistiu no envio de exemplares de Estadão e Folha, concorrentes, para as casas de milhares de assinantes, como forma de explicar a força da nova empresa que foi criada.

Em Multiplataforma, destaque para a Dentsu, com “Canon Natal”, para Canon. A ação de caráter emotivo, com força de redes sociais aliada a publishers como o Estadão, mostou um papai noel que ficou careca por uma boa ação: trazer sorrisos para as crianças do Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci).

Categoria realizada deste o ano passado, o Brief Desafio, que convida as agências a criarem peças para determinado assunto, explorou nesse ano o tema fake news. A melhor campanha foi da Tribal, com a ação “Fake News, Consequências de Verdade”, uma iniciativa que mostra o quanto a propagação de notícias falsas, como a de que os macacos aumentavam a chance de transmissão de febre amarela, se converte em notícias reais, como o assassinato de animais no Rio de Janeiro.

Os vencedores da premiação receberão, no próximo dia 22 de maio, o troféu Ex-Libris, símbolo do jornal, e uma viagem ao 65º Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade, do qual o Estadão é o representante oficial no Brasil.

O evento contou com a presença da diretoria do Estadão, imprensa especializada e do júri composto por Alisson Laprega (Head de Midia Digital da One Digital), Arício Fortes (VP de Criação da DM9), Átila Francucci (VP de Criação da NOVA S/B), Cátia Luz (editora do Estadão), Cesar Toledo (Diretor Geral de Mídia da Tribal Worldwide), Cris Duclos (VP de Negócios e Estratégia da Wunderman), Daniel Fernandes (editor do Estadão), Domênico Massareto (CCO da Publicis Brasil), Fernando Diniz (CSO da DPZT), Filipe Cuvero (VP de criação da Dentsu Brasil), Giovanni Rivetti (CEO e sócio fundador da New Content), Luiz Sanches (Sócio e Diretor-geral de Criação daAlmapBBDO) e Rafael Pitanguy (VP de Criação da Y&R).

As campanhas vencedores podem ser vistas no site do Desafio Estadão.

Marçal Neto