O selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro já tem a adesão de 32 entidades e mais de 21 mil empresas do segmento (Divulgação)

Uma das atividades econômicas mais impactadas pela pandemia do novo coronavírus foi o turismo. De acordo com estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) baseadas nos dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o faturamento do setor caiu R$ 182,86 bilhões desde o início da quarentena decretada em março, e 446 mil postos de trabalho foram fechados. A perspectiva é de uma queda de 37,2% no ano.

Com o objetivo de retomar o impulso do setor, o Ministério do Turismo lança uma campanha criada pela Propeg que utiliza o conceito “Viaje com responsabilidade. Redescubra o Brasil” para convidar os brasileiros a redescobrirem as belezas do país.  

“Estamos vivendo em um período de redescoberta, porque o nosso jeito de viajar mudou, temos que adquirir novos hábitos, mas isso não impede o turista de viajar e redescobrir as belezas do nosso país de forma responsável”, comenta William França, secretário de desenvolvimento e competitividade do Ministério do Turismo.

Filmes para TV e internet, spot, OOH, DOOH, peças para redes sociais e hotsite divulgam a mensagem que ainda tem comunicação dirigida ao setor de turismo. O objetivo é mostrar como as empresas do setor podem se preparar para receber os turistas e ganhar o selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro, que atesta o respeito aos protocolos de segurança. A iniciativa já tem a adesão de 32 entidades e mais de 21 mil empresas do segmento.

“Além da excelente repercussão neste mercado, encontramos uma forma leve e sedutora de convidar todos os brasileiros a viajarem com segurança e seguindo os protocolos, sempre relembrando o que mais sentimos falta e o que continua nos esperando: a alegria de viajar, as belezas do Brasil, a gastronomia e a diversão”, finaliza Duda Guedes, diretora-geral de atendimento da Propeg.