Arthur Sadoun, chairman e CEO do Grupo Publicis, realizou o Investor Day, em Londres, na quarta-feira (20) , ocasião em que apresentou o planejamento do grupo para o futuro.

“Haverá muito poucos vencedores. Mas porque a mudança está no nosso DNA e tomamos algumas atitudes em tempo hábil, acreditamos que estamos no caminho do sucesso. Precisamos acelerar as mudanças e dar aos nossos clientes o que eles precisam no futuro”, disse Sadoun.

O plano apresentado se chama “Sprint to the future” (algo como corrida para o futuro) e baseia-se em três pilares. O primeiro é a oferta da agência, cujo foco será dar aos clientes exatamente o que eles precisam para vencer no futuro: engajamento one-to-one com consumidores, em escala.

“Todos sabemos que atingir consumidores em todos os momentos de sua jornada tem sido o santo graal, e o que irá garantir o sucesso dos clientes no mundo digital. Foi quase impossível até aqui, mas torna-se possível se o marketing e a TI convergirem para conectar dados, conteúdo e tecnologia. E nós sabemos exatamente como entregar isso com nossa plataforma PeopleCloud”, disse Sadoun em sua apresentação.

O executivo destacou ainda o processo intitulado de “criatividada dinâmica”, que garante que qualquer ideia criativa se transforme em conteúdo personalizado.

“Sabemos como ajudar nossos clientes a transformarem seus modelos de negócio e se adaptarem ao novo mundo através do processo de ‘digital business transformation'”, destacou.

Sadoun destaca que hoje o grupo foca, com suas empresas, nas áreas de dados, conteúdo e consultoria & tecnologia, e que oferecendo essas expertises acredita estar oferecendo uma nova proposta para o mercado.

A contratação recente de Nick Law para liderar criativamente todas as empresas do grupo representa este novo approach, segundo ele. Sadoun também destacou as conquistas recentes das contas da Mercedes-Benz, da Marriott e da Campbell’s.

Rapidez

O segundo pilar do plano “Sprint para o futuro” se baseia na aceleração da transformação de uma empresa multinacional em uma plataforma para se adaptar às necessidades de clientes, em escala. Mais uma vez, didaticamente, Sadoun explicou que para realizar essa meta e chegar à liderança da indústria como um todo seis ações se farão necessárias.

A primeira é colocar o cliente no centro, no coração de toda a operação. Se hoje o grupo conta com 33 empresas líderes entre seus clientes, que representam um terço do faturamento, em 2020 pretende chegar a 100, representando mais de 50% de seu faturamento.

A segunda ação é quebrar barreiras e silos dentro do grupo.  Hoje a empresa tem três países, duas regiões, incluindo-se Publicis One, com um líder à frente, um só comitê executivo e uma estratégia, que representam 36% do faturamento, enquanto em 2020 a intenção é que represente 100%.

A terceira ação é a divisão das áreas em dados, conteúdo e tecnologia. Todos os dados serão reunidos em uma única plataforma, como uma espécie de espinha dorsal, enquanto seis centros de excelência de criatividade dinâmica estão sendo criados, e organizando suas capacidades de transformação digital de negócios através de práticas transversais. “Essas três áreas representam 16% do nosso faturamento com nossos 100 principais clientes, mas  nossa intenção é que em 2020 elas representem 30% desse faturamento, e 70% do nosso crescimento total”, disse Sadoun.

 A quarta ação do plano de crescimento é construir um único modelo de entrega. “Queremos ser os melhores na Índia e também na Colômbia, Costa Rica e Ilhas Maurício. Entregando dados, criatividade, tecnologia, conteúdo e produção digital, da mesma maneira, em todas as nossas agências”, disse o executivo. Segundo ele, se hoje há 9 mil pessoas atuando nestas plataformas, em 2020 haverá 13 mil.

Em quinto lugar, entra o novo jeito de trabalhar com a Marcel, a rede de inteligência artificial que conectará os colaboradores do grupo, os mais de 80 mil. A intenção é que todos tenham a oportunidade de aprender, compartilhar e criar mais.   A primeira apresentação da Marcel será em maio. Em 2020, 90% das pessoas estarão conectadas.

A sexta ação importante do grupo será investir no futuro ao longo dos próximos três anos. Os investimentos passam por novos talentos, aprendizado, desenvolvimento e treinamento para os colaboradores, além dos projetos como Marcel, PeopleCoud e automação. Sadoun também anunciou um ambicioso plano de aquisições com foco em dados, conteúdo, tecnologia e consultoria.

Retorno financeiro

O terceiro pilar do “Sprint to the future”  do Publicis Groupe é entregar lucros para os investidores, claro.

“Conseguimos entregar bons resultados em 2017, e agora precisamos repetir isso pelos próximos três anos. Queremos crescer organicamente 4% até 2020. Nossa intenção também é ampliar a margem de lucro operacional em 30 a 50 pontos, anualmente, até 2020”, disse Sadoun.

Isso tudo significará reduzir custos, considerando as pressões sobre os preços dos serviços cobrados atualmente, e a necessidade de manter a competitividade. Sadoun diz que o grupo espera acelerar o crescimento do retorno das ações do grupo nos próximos três anos. Sucesso financeiro é um dos pilares importantes do plano de crescimento do grupo.

“Não vai ser fácil e haverá percalços pelo caminho, mas é tempo de desafios na indústria, e não estamos procurando desculpas ou enterrando nossas cabeças na areia. Estamos agindo”, concluiu o executivo.

O vídeo de Sadoun detalhando todo o plano para os seus funcionários está disponível no You Tube. 

 

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