Divulgação

Há 17 anos no mercado, a Ref+ vem se consolidando como uma das mais antigas agências independentes do país. Atualmente, Decolar, Barilla e Herbalife compõem seu portfólio de clientes.

A agência credita importante parte de seu desempenho a sua estrutura de data & performance e ao seu hub hispânico. A área é formada por profissionais nativos de diversos países latinos, como Colômbia, México, Chile, Argentina e Peru. Os profissionais são trazidos pela agência para o Brasil especificamente para atuar na criação de conteúdos que façam maior sentido com as culturas regionais desses países. “Antes a gente tinha parceiros estratégicos por toda a América Latina, mas percebemos que não funciona. É óbvio quando uma campanha é apenas adaptada de outro local, e existem muitas coisas que perdem o sentido com esse processo. O Brasil é uma potência na publicidade, somos muito atrativos para esses publicitários, que enxergam as oportunidades aqui como a realização de um sonho”, conta Ricardo Calfat, sócio e chief operating officer da Ref+.

Além de garantir maior assertividade aos clientes, o núcleo também vem sendo uma importante ferramenta de negócio para a Ref+, que acaba de conquistar a conta digital da Oracle para todos os países da América Latina após um longo processo de concorrência. “Cuidaremos do digital, mas não ficaremos restritos a isso. Além da operação, seremos responsáveis por toda a estratégia, então, se fizer sentido integrar projetos com outras mídias, teremos essa possibilidade”, explica Calfat.

Com a aquisição, hub deve receber cinco novos integrantes em breve. Além disso, outros 12 profissionais brasileiros também integrarão equipe responsável pela conta. No total, a Ref+ conta atualmente com 130 colaboradores.