A Repense assina a noca campanha integrada da ACT Promoção da Saúde e da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável.

O material “Bom para a saúde, Bom para a economia” pretende mobilizar a população e chamar atenção de parlamentares de que o imposto sobre bebidas açucaradas devem ser incluídos no projeto de reforma tributária, que vem sendo discutido na Câmara e no Senado. A ação tem o conceito “Tributo Saudável”.

Para Paula Johns, diretora geral da ACT, o debate sobre economia não pode ser desvinculado da saúde. “Nossa campanha quer alertar a população sobre aumento de tributos de um produto que causa doenças à sociedade, pois contribui para a obesidade, um fator de risco para diabetes e outras doenças, que sobrecarregam o sistema de saúde. A reforma tributária tem que ser uma forma de reparar estas distorções”, afirma.

Alexandre Ravagnani, diretor executivo de criação da Repense, conta que há um desafio em desenvolver uma campanha como essa porque se trata de confrontar uma indústria poderosa e com apelo para o consumidor. “São anos de comunicação em massa de produtos açucarados fazendo com que as pessoas não questionem o que estão consumindo. A criação do conceito Tributo Saudável como guarda-chuva da campanha deixa claro para todos o caminho certo a ser seguido pela sociedade, beneficiando, principalmente neste momento, a saúde das pessoas e a economia do país”, comenta.

Para mobilizar as pessoas pelo apoio ao Tributo Saudável, as peças (filme, anúncios, mídia Out of Home, spots de rádio e estratégia digital) buscam conscientizar os consumidores para que tenham mais clareza da quantidade de açúcar que ingerem e saberem os malefícios para a saúde.

O filme Teste Cego, com autoria da 1121, traz a história de Severino do Nascimento, que nasceu com visão normal, mas não enxerga em consequência da diabetes tipo 2, problema associado ao consumo de bebidas açucaradas, que desde criança fizeram parte da sua rotina.

A iniciativa desse tipo de tributação vinculada a uma campanha segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para reduzir o consumo desses produtos e já gera resultados em países como Inglaterra, França, África do Sul, Chile, Noruega, Finlândia, Portugal, México. No Brasil, o foco inicial são as bebidas adoçadas, refrigerantes e sucos de caixinha.

A proposta do Tributo Saudável pode significar um aporte de recursos importante para saúde do Brasil, uma vez que a quantia arrecadada com os novos tributos seja destinada para investimentos nessa área. A ideia é beneficiar o Sistema Único de Saúde (SUS) com o aumento das verbas e com a queda nos índices de obesidade e redução da incidência de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e renais, alguns tipos de câncer incluindo mama, ovários, endométrio, próstata, fígado, rim, vesícula biliar e cólon.

FICHA TÉCNICA
Título: Tributo Saudável
Agência: Repense
Anunciante: ACT Promoção da Saúde e Aliança Pela Alimentação Adequada e Saudável
Criação: Alexandre Ravagnani / Fernando Mendonça / Lincoln Da Matta / Frederico Túlio / Rafael Silveira
Motion Design: Fabio Ovelheiro / Filipe Cândido / Juan Mariano / Ruiz Lira
Planejamento: Luna Guttieres
Mídia e BI: Nino da Silva / Vanessa Diorio / Cris Varella
Atendimento: Bianca Tenenberg e Juliana Palma
Produção: Doks / Movie Machine
Aprovação Cliente: Paula Johns / Daniela Guedes / Luiza Amorim