Wikimedia/ David Iliff

A Wikipedia divulgou essa semana um comunicado repudiando a ação ‘Top of Images” da Leo Burnett Tailor Made para a The North Face. Segundo a enciclopédia virtual, a agência teria “manipulado de forma não ética” o site.

De acordo com o informe, a agência trocou as fotos do site por outras da campanha. A marca e a agência tiraram fotos de atletas usando produtos da The North Face enquanto viajavam para destinos de aventura em todo o mundo. Em seguida, atualizaram as imagens da Wikipedia nos artigos desses locais para que a marca aparecesse no topo dos resultados de pesquisa de imagens do Google quando os consumidores pesquisassem qualquer um dos destinos, tudo feito com um orçamento de zero dólares.

O vídeo da ação inicia com a pergunta “como uma marca pode ser a primeira na busca do Google sem pagar nada por isso?”. Por meio do comunicado, a Wikipédia afirmou que “eles colocaram em risco sua confiança em nossa missão para um golpe de marketing de curta duração”.

“A Wikipédia e a Fundação Wikimedia não participaram desse golpe, como a The North Face alegou falsamente. Na verdade, o que a empresa e a agência fizeram foi como estragar propriedade pública, o que é uma ação surpreendente para The North Face”, continua o texto.

“Quando The North Face explora a confiança que você tem na Wikipédia para lhe vender mais roupas, você deveria ficar com raiva. Adicionar conteúdo apenas para a promoção comercial vai diretamente contra as políticas, o propósito e a missão da Wikipédia de fornecer para o mundo conhecimento neutro e baseado em fatos”, segue o comunicado.

Ainda de acordo com a Wikipedia, voluntários removeram as imagens de The North Face (ou cortaram o logotipo da empresa) de todos os artigos nas quais haviam sido inseridas.

“Nossa missão é expandir nossas fronteiras para que nossos consumidores possam superar seus limites. Com o projeto “Top of Images”, alcançamos nosso posicionamento e colocamos nossos produtos de forma totalmente contextualizada como itens que andam de mãos dadas com esses destinos “, explicou Fabricio Luzzi, CEO da The North Face Brasil em um comunicado.

A agência também emitiu seu posicionamento:

“A Leo Burnett Tailor Made encontrou uma maneira única de contribuir com fotografias para artigos da Wikipédia sobre destinos de aventura e, ao mesmo tempo, realizar o objetivo de melhorar a colocação dessas imagens nos rankings dos mecanismos de busca. Estamos sempre buscando maneiras criativas de alcançar os consumidores, onde quer que se encontrem. Desde então, descobrimos que esse esforço ia contra as diretrizes da comunidade de usuários da Wikipédia. Compreendemos a questão e encerramos a campanha. Nossa equipe também aceitou um convite da Wikipédia para aprender mais sobre a plataforma e seu trabalho, dedicado a compartilhar conhecimentos imparciais e baseados em fatos. Estamos ansiosos para trabalhar com a Wikipédia para podermos interagir melhor com eles no futuro, com todo o respeito por sua rede de editores voluntários”.