Agronegócio reaquece papel dos veículos especializados

O segmento agro tem ganhado o noticiário por seu desempenho em meio a uma das maiores crises econômicas da história mundial. No Brasil, é o único setor na economia a apresentar crescimento durante a pandemia da Covid-19, segundo dados do IBGE.

O cenário aquecido tem movimentado a imprensa especializada. Nesta segunda-feira (22), o Grupo Bandeirantes inaugura o canal AgroMais na TV paga, dedicado 100% à cobertura do agronegócio. Com sede em Brasília, a nova operação será liderada por Marcello D’Angelo, diretor-executivo do AgroMais e do BandNews TV.

Segmento do agronegócio deve crescer 3% neste ano, mesmo com pandemia

“O segmento, mesmo com a pandemia, deve apresentar um crescimento de 3% no PIB em relação ao ano passado. Esse desempenho não é de agora. O setor assumiu um papel preponderante na economia e estamos oferecendo uma plataforma completa para dar voz ao segmento”, destaca D’Angelo. Com programação focada em negócios, análises e tendências, a emissora conta em sua equipe de comentaristas com os ex-ministros Roberto Rodrigues, da Agricultura, e Sergio Amaral, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, entre outros especialistas ilustres.

“Gosto de dizer que o agro não é uma oportunidade para aventureiros, é um segmento que tem potencial, mas você precisa de especialização. E é isso que o nosso time de especialistas vai entregar: muita experiência e conhecimento”.

Masson, da Dinheiro Rural: título retorna em versão bimestral; Cargnino: lives e redes sociais ganharam protagonismo; D’Angelo: especialistas e análises darão o tom do AgroMais

Com apoio de entidades representativas como o CNA/Senar, Embrapa, IPA, Sebrae e a consultoria Dataagro, o novo canal 576 na NET/Claro se consolida com um projeto multiplataforma, com conteúdos exclusivos no digital. Nesta primeira fase, no entanto, o sinal será aberto na TV paga, aplicativo e também no site do AgroMais.

Há pouco mais de duas década no mercado, o Canal Rural também tem encontrado no digital novos nichos e oportunidades em meio à pandemia. Segundo Julio Cargnino, presidente da emissora, o canal teve aumento de 26% na audiência digital no período. Só em maio, registrou cerca de 12 milhões de acessos únicos. O movimento se deu por causa de novos programas e lives diárias específicas para as redes sociais da emissora. O CR News, por exemplo, exibido no Facebook e no Instagram, trata da nova realidade no campo e nos negócios, durante e pós-pandemia.

Neste sábado (20) também está prevista uma superlive que mistura informação e entretenimento, com shows de 20 artistas da América Latina, entre eles Gilberto Gil e Carlinhos Brown. A Live Alimento Para Todos tem objetivo de defender a causa de valorização do produtor rural e da indústria de alimentos. O projeto tem teor solidário, dando à audiência a oportunidade de fazer doações usando o PicPay. A programação pode ser conferida na pay TV ou ainda pelas redes sociais e site do Canal Rural. O projeto é uma iniciativa da operação do Brasil e Argentina, além das emissoras Agrotendência e Canal UCR em parceria com o IICA – Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura.

No impresso, o agronegócio também segue aquecido. A Editora 3 acaba de anunciar o retorno da revista Dinheiro Rural. Com edição digital bimestral, o título deve voltar em breve também no impresso. Segundo Celso Masson, diretor de núcleo da Editora 3, a companhia se preparava para voltar no começo do ano em versão impressa quando veio a pandemia. “A própria operação de produção de conteúdo ficou comprometida, afinal visitar as fazendas e fazer a apuração ficou mais difícil, mas, ao mesmo tempo, o agro está segurando a economia. Então, nada mais oportuno do que voltar com um título tão importante neste momento”, destaca o editor.