Alap realiza Festival de Gramado edição extra do México

O Festival de Gramado Edição Extra México realizado nesta quinta-feira (16), na Cidade do México, repetiu o sucesso de Paris (2004) e Buenos Aires (2006). A informação é de João Firme de Oliveira, secretário geral da Associação Latino Americana de Agências de Publicidade (Alap).

Pela manhã, no Clube dos Industriais da Cidade do México, aconteceu o encontro com o trade turístico coordenado pela Embaixada do Brasil, pelo Prefeito de Gramado, Pedro Bertolucci, e o Secretário de Turismo de Gramado, Alemir Coletto.

À tarde, no Museu Nacional de Antropologia e História, foi promovido um painel com líderes empresariais do México e os debatedores Ricardo Esturaro, diretor de planejamento de marketing da Rede Globo de Televisão, e o publicitário Luiz Coronel, presidente internacional emérito da Alap e da Agência Matriz, de Porto Alegre.

À noite, foram homenageados com o título de Publicitário Latino-americano o comunicador gaúcho Willy Haas Filho e o publicitário mexicano Javier Vale, presidente da EURO RSCG para a América Latina. Ricardo Esturaro que recebeu o prêmio em nome de Willy Haas Filho.
Luiz Coronel recebeu o troféu Alap Integração pela campanha Violência no Trânsito, premiado pela Alap/México e capítulos latino-americanos. O mesmo prêmio foi concedido ao Grupo RBS pelo patrocínio da campanha; ao movimento social Parceiros Voluntários; Cidadão Legal da Bandeirantes; ao melhor programa folclórico do Brasil, Galpão Crioulo, e rádios do RS que fazem a integração pelas transmissões esportivas.

Também foram divulgadas as homenagens para Faustão como melhor comunicador brasileiro; Conar, melhor projeto de auto-regulamentação publicitária; Jornal Nacional, o mais conhecido telejornal do Brasil; Criança Esperança, projeto social mais admirado pelos publicitários latino-americanos; Rádio Globo pela integração com o futebol; jornal O Globo que ganhou o troféu Alap Integração concedido pelos publicitários latino-americanos por ser um dos três jornais do Brasil mais conhecidos, além da Folha e Estadão.

João Firme foi homenageado pela Associação de Agências Argentinas de Publicidade (AAAP) e recebeu os prêmios Alap Integração em nome da Revista Propaganda, Revista Veja (leitura geral), Exame (economia) e Valor Econômico (jornal de economia).

O evento foi prestigiado por autoridades do Governo do México e pelo Embaixador do Brasil, Augusto de Abreu e Lima Florêncio Sobrinho, e pelos presidentes da Alap Argentina, Colômbia, Uruguai, Guatemala, Costa Rica e Venezuela.