Alcoólicos Anônimos abre canal de ajuda pelo Facebook

Para comemorar 70 anos no Brasil, o Alcoólicos Anônimos (AA) apresenta uma nova ação assinada pela J. Walter Thompson. Em parceria com o Creative Shop, do Facebook, um bot do Messenger abre um canal de ajuda para recuperar dependentes do álcool.

A tecnologia interage com as pessoas e pode ser acessada tanto pelo celular quanto pelo computador. A entidade quer atender o público, mantendo o anonimato. Em apenas 48 horas depois do lançamento, a página do AA já teve mais de 20 mil curtidas e o bot passou de 70 mil acessos. Com a ação, a busca por ajuda, que antes era de 3 a 4 contatos por dia, passou para 40.

Divulgação

“A ideia do novo serviço é aproveitar a facilidade e individualização oferecida pelo aplicativo de mensagens para levar informações ao dependente alcoólico de forma rápida, privativa e segura”, comenta a coordenadora do Comitê Trabalhando com os Outros de A.A. do Brasil. 

A tecnologia identifica se a pessoa tem algum problema com a bebida e oferece orientações de como lidar com a doença. Também fornece suporte em um momento de recaída, informando sobre os grupos de atendimento. As interações incentivam que as pessoas procurem uma unidade do AA para o atendimento completo.  

O bot começará a ser anunciado no próprio Facebook em posts e banners e será uma ferramenta à disposição do AA para que a instituição possa aumentar a sua capilaridade no Brasil. “A ideia surgiu a partir da percepção das inúmeras dificuldades que a pessoa enfrenta com a doença, desde ter certeza se realmente é um dependente alcoólico até o medo ou vergonha de ir a um grupo presencial”, comenta Rodrigo Grau, CCO da J. Walter Thompson. Para Ricardo John, também CCO da agência, esse serviço é uma grande oportunidade para que se amplie de fato o primeiro contato com o AA. A expectativa é que o Amigo Anônimo ajude milhares de alcoólicos e seus familiares num curto espaço de tempo.

Ficha Técnica

Agência: J.Walter Thompson

Cliente: Alcoólicos Anônimos

CCO: Ricardo John e Rodrigo Grau

ECD: Humberto Fernandez

Direção de Criação: Mariana Borga

Criação: Fernando Palandi, João Gandara, Pablo Lobo e Erico Braga

Ilustração: Ana Maria Alves de Moraes e Pict

Atendimento: Thiago Galdi e Enrico Cavallari 

Mídia: João Dabbur e Pedro Graca

Diretor de Fotografia/Fotógrafo: Régis Fernandez

Editor/Motion Designer: Marcus Prado

Head of Production: Marcia Lacaze

Head of Digital Production: Maisa Delgado

Digital Producer: Sergio Costa

Plataforma de Criação do Bot: ChatClub (Movile)

PR: Natalia Rondoni, Lucrecia Fretes, Andrea Assef, Mirela Tavares

 

Produtora de Audio: Punch

Facebook Head of Creative Shop Brazil: Mauro Cavalletti

Facebook Creative Strategist: Steve ePonto

Facebook Client Solution Manager: Marcela Martins 

Facebook International Communication Manager: Bruno Rossini

Facebook Communications Associate: Renata Torres