Aldo Pini, da LePub: “Não somos uma agência convencional”

Executivo afirma que a agência usa a cultura como conexão e a criatividade como meio para marcas serem relevantes

CSO e novo partner da LePub, Aldo Pini afirma que sua principal missão é fazer a agência crescer no Brasil. Eleito o Profissional de Propaganda do Ano no Prêmio Colunistas São Paulo, Pini destaca que a Le Pub usa cultura como conexão e criatividade como meio para marcas serem cada vez mais relevantes. Segundo o executivo, a agência opera de forma diferente.

“Nosso foco está em toda a parte de inteligência e craft, mas conectamos as outras operações do grupo para ganhar em escala, eficiência e tempo de execução”, diz ele na entrevista a seguir, em que fala também sobre o papel do estrategista na publicidade.

Estratégia
A estratégia funciona como uma conectora entre as necessidades de negócio dos nossos clientes e o que é relevante culturalmente para as pessoas e para a sociedade. Uma área que usa dados para decodificar interesses reais e encontrar o melhor lugar para as marcas na cultura. Esse é o jeito da LePub para construir plataformas criativas altamente interessantes e que geram resultado.

Objetivo
A principal missão é fazer a LePub crescer no Brasil seguindo o formato de sucesso que temos lá fora. Não somos uma agência convencional, temos metodologia e cultura bem sólidas, queremos mostrar ao mercado que ele tem como opção um parceiro que entende de negócio, que usa cultura como conexão e criatividade como meio para marcas serem cada vez mais relevantes na vida das pessoas. Operamos também de uma forma diferente: nosso foco está em toda a parte de inteligência e craft, mas operacionalmente conectamos as outras operações do grupo como performance, mídia, experience etc. para ganhar em escala, eficiência e tempo de execução. É o que chamamos de Power of one.

Momento de realização
Sem dúvidas, esse é o melhor momento da minha carreira. Foram anos liderando equipes estratégicas para contas gigantes. Estava plenamente realizado nessa função, mas tinha o desejo de comandar toda uma operação e vim me preparando para isso. Quando me convidaram para liderar com o Felipe Cury (CCO e partner) o spin-off da LePub no Brasil, me deu um frio na barriga. Afinal, não é qualquer agência, é a agência mais criativa do mundo. E, de lá para cá, tem sido uma jornada incrível de aprendizado extremamente prazeroso. É desafiador começar uma operação bem do início, criar cultura, dar ritmo e recrutar talentos, mas sinto que estamos indo bem.

Aldo Pini: “O estrategista é responsável por direcionar e inspirar soluções criativas” (Divulgação)

Visão holística
Assim que recebemos um briefing, o time de data strategy já começa a trabalhar, fazendo a decodificação dos dados para produzir um briefing criativo com alta relação entre problema, contexto e cultura. Ao contrário do que era feito no passado, hoje o time de estratégia não para no insight da criação, acompanha todo o processo, participa do briefing de mídia, do comms, da narrativa da campanha e da mensuração dos resultados. Essa visão holística ajuda a ter clareza no desenvolvimento dos cases, porque o estrategista participa de todas as etapas do processo.

Leia a entrevista na íntegra na edição do propmark de 15 de abril de 2024