Alemã Merck se reposiciona para se aproximar dos jovens
Erica Smith: “Após três anos, conseguimos nosso objetivo. Hoje a empresa é vista como quem olha para o futuro”
Os assuntos da indústria farmacêutica e química necessariamente são sérios. Portanto, são tratados como tal e, assim, serão sempre sóbrios, puxados para o nude, até sisudos. Só que não! Ao menos é o que tenta expressar um dos gigantes do setor. Com 350 anos, a alemã Merck começou a mudar toda a sua concepção de marca em 2015 para chegar até aqui, ou seja, em 2018, com um perceptivo reposicionamento.
A companhia quer ser “vibrante”. E é esse caminho que vem trilhando e quer ser percebida pela comunidade jovem da saúde. Segundo Erica Smith, head de comunicação corporativa da Merck Brasil, a estratégia hoje gira em torno da “ocupação do território da curiosidade, interna e externamente”. “Curiosidade é o mote da campanha mundial e o combustível da Merck para encontrar respostas para perguntas ainda não feitas ao progresso humano”, explica.
A companhia farmacêutica e química pesquisa e atua em várias áreas, desenvolvendo medicamentos – os mais conhecidos do consumidor são Floratil e Cebion -, ferramentas e materiais para laboratórios, além de produtos químicos. Agora, depois da mudança, que foi conduzida em cima de amplo estudo global, que ouviu mais de 2.500 pessoas, a Merck quer deixar de ser vista como mais uma, já que, geralmente, as marcas do segmento “replicam os mesmos padrões”, que geram consistência, porém, na visão da empresa, não o tão almejado engajamento.
A logomarca ganhou novos contornos e foi desenvolvida pela FutureBrand, sob o mote central Ciência e tecnologia vibrantes, que foi inspirado nas formas e cores vistas a partir das lentes do microscópio. A Merck atua em três frentes de negócios e a ideia é que seja uma “empresa de tecnologia a favor da vida”, para se diferenciar da concorrência. A comunicação está voltada basicamente para o ambiente digital, que permite uma atuação mais ligada ao mundo do jovem. “O novo site ajuda a aproximar nossa imagem da identidade corajosa, ousada e vibrante. Após três anos, conseguimos nosso objetivo. Hoje a empresa é vista como quem olha para o futuro”, conclui Erica.