Alemã Mokoh Music planeja abrir unidade no Brasil este ano

Stephan Moritz, CEO da Mokoh Music, vencedora de um GP em Cannes

Vencedora do GP de Radio Lions no Festival de Cannes de 2015 com The Berlin Wall of Sound, a produtora alemã Mokoh Music estuda iniciar uma operação no Brasil, a primeira fora da Alemanha. No fim de fevereiro, o CEO da Mokoh, Stephan Moritz, esteve no país para uma série de reuniões com agências e produtoras do eixo Rio-São Paulo e adiantou que, se tudo der certo, o negócio por aqui deve começar no mês de setembro.

“As conversas estão sendo muito animadoras. A maioria das pessoas com quem tenho falado no Brasil me encoraja a abrir o escritório aqui. Pensamos no Brasil pela grande reputação criativa do país e pelo potencial de desenvolvermos grandes projetos de comunicação em parceria com as agências e produtoras. Não temos um posicionamento oportunista de ganhar dinheiro no curto prazo e tenho certeza de que estaremos bem posicionados para quando a economia começar a reagir, em dois ou três anos”, adiantou Moritz.

Segundo o executivo, o destaque do Brasil no cenário criativo internacional favorece a abertura do negócio no país, dado o perfil inovador das agências e produtoras locais. Se realmente vier ao Brasil, a Mokoh, criada em Berlim em 2010 – a partir de então atuando como uma interface entre o mercado de publicidade, o cinema e a música -, trará ao país uma visão criativa para desenvolver projetos sustentados em música, como o case The Berlin Wall of Sound.

Criado pela Grey para o SoundCloud, o case consiste em uma intervenção sonora de 7 minutos e 32 segundos criada pela Mokoh Music, que reflete o tempo que seria necessário para atravessar os 155 km de extensão do Muro de Berlim na velocidade do som. A cada segundo são reproduzidas memórias de momentos históricos relacionados ao muro, como discursos, propagandas e vozes dos guardas da fronteira. A ação feita em 2014 marcou o 25º aniversário da Queda do Muro, vencendo o GP de Radio em Cannes, no ano passado.

“Na Alemanha, estabelecemos uma grande rede com talentos da música e queremos ter essa rede no Brasil também, para poder identificar a melhor opção para cada campanha. A música pode ajudar a mudar a imagem de uma marca. Nós temos um jeito diferente de produzir música e vemos também no Brasil muitas oportunidades para as marcas se envolverem em possibilidades, magia e aproveitar o poder da música para fazer sua comunicação, campanhas e estratégias”, reforçou Moritz.

Em fase de negociação com o mercado local, a Mokoh ainda não tem acordos fechados, embora Moritz adiante boas conversas durante sua visita ao Brasil, em que pessoas do meio encorajaram a abertura do escritório. “Nossa vinda não é uma questão de ganhar dinheiro, mas de enxergar potencial para desenvolver grandes cases”, comenta.

Na visão do executivo, a produção de som terá papel fundamental na criação de campanhas, uma vez que o público busca, cada vez mais, estabelecer uma conexão emotiva entre as marcas e as pessoas. “Nesse sentido, a trilha terá um papel fundamental nas campanhas futuras. Campanhas como The Berlin Wall of Sound, que colocam o som no centro da criatividade, indicam o caminho para o futuro da publicidade, porque conseguem contar uma história impactante e internacionalmente relevante através do áudio. Nada melhor do que os sons de sofrimento e luta de quem tentou atravessar o Muro de Berlim para que se possa compreender a profundidade da mensagem”, ressalta.