Alessandra Bottini "quer abrir as asas" da 270B
O plano é investir no crescimento previsto de 80% da 270B no Brasil
Do Texas (EUA) para São Paulo, a 270B pretende crescer 80% no mercado publicitário brasileiro em 2024. A meta é alcançar 30% nos Estados Unidos. “São mercados que possuem comportamentos e estão em momentos diversos de expansão”, comenta Alessandra Bottini, CEO da agência fundada em 2006. Mas ambos os mercados se complementam. A criatividade do brasileiro ganha potência com as inovações que vêm de fora, turbinadas pela inteligência artificial. TotalPass, Alloha Fibra, Avocados from Mexico, PepsiCo (Gatorade, Frito Lay), Nature Sweet, Envy Apples, Subway, Borges (Azeites, Vinagres), Corrientes 348 e AT&T estão entre as marcas para as quais a agência já criou projetos integrados, bandeira reforçada com rebranding. A base da expansão é a conquista de novos clientes e concorrências estão em curso.
Como o negócio nasceu?
A empresa atua no mercado norte-americano há 18 anos. Kristian Bottini, também CEO, começou a operação, situada no Texas, que foi crescendo aos poucos, trabalhando inicialmente com projetos freelancers. Conforme o negócio avançou, começamos a contratar pessoas e formar equipe. Nos Estados Unidos, atuamos fortemente nas áreas de alimentos e bebidas com abordagem centrada no digital e em inovação. Somos uma agência digital, mas desenvolvemos estratégia integrada. Entregamos desde website até eventos, unindo criatividade e inovação. Sempre procuramos maneiras diferentes de entregar campanhas, de conectar as marcas com a audiência e lidar com os seus desafios. Queremos integrar a tecnologia para garantir resultados e amplificar a criatividade.
Qual é a meta para o Brasil?
Nos dois primeiros anos de operação no país, construímos alicerces. O escritório fica na Avenida Faria Lima. Montamos uma equipe qualificada e trabalhamos processos internos. O nosso diferencial é a integração. As marcas têm a possibilidade de trabalhar com a mesma equipe que cria para Avocados from Mexico e PepsiCo, entre outras marcas expressivas fora do Brasil. Mas tudo isso exige um processo. É preciso integrar equipes que falam línguas e têm culturas diferentes. Não foi tarefa fácil. Cuidamos primeiro da nossa casa para, neste terceiro ano de atuação, voltar o foco para o crescimento da agência no mercado nacional. Em 2024, o plano é investir no crescimento previsto de 80% da 270B no Brasil, uma meta extremamente agressiva, mas estamos em um momento muito favorável. O novo posicionamento nos ajudará a alcançar esse índice. Esperamos colher agora as sementes plantadas. A expansão será baseada na conquista de novos clientes e no aumento da presença em marcas com os quais já trabalhamos. Concorrências estão em curso. Queremos abrir as asas.
E nos Estados Unidos?
Prevemos um crescimento de 30%. Começamos a trabalhar para a PepsiCo nos Estados Unidos, e aumentamos o fluxo de trabalho. Estamos trabalhando com três departamentos diferentes dentro desse cliente. O crescimento é muito rápido e as nossas entregas vão além dos pedidos da marca, com proatividade e parceria. Gostamos de entender o funcionamento dos departamentos da empresa para saber como orientá-la, conforme as suas necessidades, desde as soluções mais simples do dia a dia. Estados Unidos e Brasil têm metas diferentes. São mercados que possuem comportamentos e estão em momentos diversos de expansão. Lá, a estrutura já é mais consolidada. São estratégias internas diferentes para cada mercado.
Leia a matéria completa na edição do propmark de 18 de março de 2024