Alfaiate Filmes é lançada no Sul

 

Patrícia Parenza, diretora de atendimento, e Rene Goya Filho, diretor criativo, sócios da produtora Estação Elétrica – que atua já 12 anos no mercado, acabam de lançar, em Porto Alegre, a Alfaiate Filmes, uma nova produtora que surge com a proposta de atuar no mercado de moda e design. Com diretores de cena como Jeff Ferreira, Lucas Cunha (que também é fotógrafo), Emilia Abel e Alexandre Dequeker (que atua no mercado de moda de São Paulo e Rio de Janeiro), a produtora surge aproveitando o conhecimento e background da sócia Patrícia Parenza, que também é consultora de moda e jornalista de moda.

Patrícia, junto com a xará Patrícia Pontalti, tem a empresa Aspatrícias, que reúne diversos serviços na área de moda e design, como produção de conteúdo, consultoria de moda, treinamento, assessoria e comunicação integrada, media training, criação e mídia, além do site com notícias de moda e variedades. “A produtora surge primeiramente porque é nosso DNA, meu especificamente, e porque moda e design são mercados em ascensão no Brasil. Acreditamos que a exemplo do que acontece no exterior, o fashion film será tão necessário quanto o catálogo de lançamento de uma coleção”, conta Parenza.

Segundo ela, a decisão de abrir a nova empresa veio de uma observação e da vivência no mercado gaúcho. “A Alfaiate Filmes nos dá a possibilidade de atuar nesse mercado nacional de moda, utilizando toda a experiência de tratar com clientes, prazos e verbas, da Estação e de Aspatrícias, mas com esse olhar segmentado e especializado. Um olhar especial”, acrescenta Rene Goya Filho. A produtora recém-aberta está em fase de prospecção, mas já começou a operar e tem trabalhos no ar para clientes como o film fashion que abre o aplicativo da Lojas Renner para iPhone; e também o fashion film para um novo produto da marca Ipanema da Grendene. A partir de março de 2013, os sócios pretendem lançar a Alfaiate em nível nacional para atuar em SP e RJ.

Como a produtora utiliza a estrutura da Estação Filmes, Parenza diz que o investimento  maior neste momento foi em equipe. “Podemos dizer que foi um pequeno investimento e um máximo aproveitamento de espaço e técnica”, conta.

Novo mercado

A expectativa dos sócios é de alcançar um mercado que a Estação Filmes não atingia, por ser uma produtora mais tradicional. “Com a Alfaiate, estamos segmentando e isso nos dá um diferencial para poder expandir para o centro do país. Nossa expectativa é de em dois anos aumentar em 50% nosso faturamento”, projeta. Paralelamente ao lançamento da Alfaiate Filmes, a Estação Elétrica se reposiciona e agora passa a se chamar Estação Filmes. “Com 12 anos de mercado, a produtora cresceu e se consolidou no mercado gaúcho de publicidade e conteúdo. Ela segue firme seu caminho e também conta com um novo diretor, o Ernani Nunes, de São Paulo”, revela Parenza.