Alibaba realiza 2° maior IPO da história
A gigante varejista Alibaba finalmente precificou as suas ações para realizar o seu IPO (oferta inicial de ações, em tradução livre). A companhia, agora listada sob a sigla BABA, começou a ser negociada na Bolsa de Nova York com o preço de US$ 68 por papel, topo das expectativas de instituições financeiras, o que levantou um capital de US$ 21,8 bilhões e avaliou a empresa em US$ 167,6 bilhões.
Nesta sexta-feira (19), a diretoria da Alibaba era esperada para tocar o sino de abertura da Bolsa de Nova York, dando início às operações financeiras.
A oferta pública de ações da Alibaba é a segunda maior de toda a história, atrás apenas do Agricultural Bank of China, que levantou US$ 22 bilhões em 2010. Entretanto, caso a varejista decida usar a cláusula de “green shoe”, quando disponibiliza mais 15% do bolo acionário para o mercado financeiro, esse valor pode mudar e passar o banco oriental.
Com a listagem em bolsa, a empresa fundada por Jack Ma tem avaliação total superior à da concorrente americana Amazon, estimada em US$ 150 bilhões. Atualmente, o chairman possui US$ 13,1 bilhões em ações. Joseph Tsai, também co-fundador, tem US$ 5,4 bilhões, enquanto o Yahoo! tem US$ 27,3 bilhões e o SoftBank, US$ 54,2 bilhões. Os sócios ainda não definiram exatamente quanto irão disponibilizar ao mercado financeiro.
Mesmo com menos força no mercado norte-americano, a Alibaba decidiu listar seus papeis em Nova York por conta de restrições do mercado de Hong Kong, que proíbe que os sócios fundadores mantenham controle sobre a diretoria. Na China, a empresa possui 80% do mercado de comércio eletrônico.
Os sites TaoBao e TMall, principais bandeiras da Alibaba além do AliExpress, intermediaram US$ 248 bilhões em transações em 2013, valor superior ao que eBay e Amazon.com movimentaram somadas. Além destes, a companhia ainda detém as marcas Alibaba.com, 1688.com, Alipay e Aliyun.