A AlmapBBDO é a Agência do Ano do Fiap 2009 (Festival Ibero Americano de Publicidade) e única brasileira que conquistou um Grand Prix no festival, realizado semana passada em Buenos Aires, na Argentina. A agência faturou o Gran Sol de Ibero America de Interativo com “Weather”, um game interativo criado para o Greenpeace, que pode ser jogado simultaneamente por pessoas de qualquer parte do mundo.
A agência de Marcello Serpa e José Luiz Madeira também foi a mais premiada do festival, com 21 troféus – a segunda foi a argentina Del Campo Nazca Saatchi & Saatchi, com 16 troféus. Entre as brasileiras, a Talent ficou em segundo lugar, com dez prêmios. JWT aparece em terceiro, com dois troféus de ouro e um de prata, e a DM9DDB tem um troféu de ouro, dois de prata e um de bronze. Loducca conquistou um troféu de ouro e dois de prata. Na sequência está Leo Burnett, que teve um ouro e um bronze. As outras agências premiadas no festival foram: BorghiErh/Lowe, que recebeu o único ouro brasileiro em filme, Fischer América, que ganhou um ouro, Y&R, também ouro, e Bronx, com um troféu de bronze. No total, o Brasil conquistou 47 prêmios este ano no Fiap.
Em Interativo, o Brasil conquistou seis troféus. A Almap também faturou outro troféu de ouro, com peça para Gatorade, da Pepsi, duas pratas para Volkswagen, e um bronze para Volkswagen. A DM9DDB recebeu prata com a campanha “Corrida Maluca” para Intel.
Filme
A BorghiErh/Lowe foi o maior destaque brasileiro do Fiap na área de Televisão/Cine. A agência de José Henrique Borghi e Erh Ray conquistou o único troféu de ouro do Brasil com o filme “Piano” para o detergente em pó Skip, da Unilever. O comercial é belíssimo. Ao som instrumental de um piano, faz uma ode à perfeição das notas musicais e uma analogia à vantagem do produto em manter por mais tempo as cores brancas e pretas das roupas. As roupas brancas e pretas remetem ao teclado do instrumento, que são “tocadas” por diferentes elementos. O filme foi veiculado na Argentina.
A AlmapBBDO também levou prata com o filme “Cachorro Peixe” para Fox, da Volkswagen, e também bronze para a Escola Panamericana de Arte com o filme “Espirro” e outro bronze com “Prédio” para Boticário. O júri, presidido por Celso Loducca e do qual Borghi também fez parte, não concedeu Grand Prix de Filme este ano.
Gráfica
Em Mídia Impressa, o Brasil conquistou 12 prêmios, sendo quatro ouros, seis pratas e dois bronzes. A AlmapBBDO ficou com dois troféus de ouro em Gráfica: um para o anúncio “Sabemos que nao vai ler um texto…”, para Volkswagen, e “Gatorade Kids seu filho vai mais longe”, para Pepsico. O terceiro ouro é da Leo Burnett, para a campanha “Promoções”, do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente. A Loducca também assegurou ouro para “Madonna/Mick Jagger”, em trabalho criado para MTV.
Três pratas são da Almap: “Conheça o item de série mais utilizado de Audi”, para Audi, “O nível dos oceanos está subindo rapidamente”, para Greenpeace, e “Havaianas Big Bang”, para São Paulo Alpargatas. A Talent conquistou prata para a Sony Ericsson, com o anúncio “Botão”, e a Loducca também levou prata para MTV com a peça “Coma este anúncio”. A DM9DDB conquistou prata para o Terra com o anúncio “Férias” e também levou bronze para “Grandes Fotos”, da Latin Stock. O outro bronze é da Leo Burnett para Fiat, com “Sky Window”.
O Grand Prix de Mídia Impressa do Fiap este ano é da argentina Del Campo Nazca S&S, para Hospital Alemán, com a série de três anúncios “Os filhos sabem”. Os anúncios mostram que, apesar dos conselhos dados pelos pais, como descer as escadas pelos degraus e não pelo corrimão, as crianças nem sempre seguem as recomendações e, por isso, precisam de um plano de saúde especial. Pablo Buffagni, da SVP e jurado do mercado hispânico para os Estados Unidos, justificou que a campanha mereceu GP graças ao seu poder de síntese e forte apelo visual.
Via Pública
Em Via Pública, a AlmapBBDO recebeu os três prêmios brasileiros na área, uma prata e dois bronzes. A prata é para Havaianas, da São Paulo Alpargatas, com “Fininhas, coloridas, modernas, todo mundo quer”. A agência também levou bronze para “Caminhão Volkswagen” e bronze para Havaianas, “Chegou a Cromoterapia aos seus pés”. O júri de Via Pública
não concedeu GP para outdoor este ano.
Marketing direto e design
O Brasil conquistou dez prêmios em marketing direto e design no Fiap 2009. A DM9DDB e a AlmapBBDO garantiram ouro com as campanhas “Toda Imagem tem um Som” para a produtora Sax So Funny e “Dedos” para Pepsi, respectivamente.
As cinco pratas são: “Coldplay”, da Talent para Sony Ericsson; “Para onde vai a sua criatividade”, da Almap para Escola Panamericana de Arte; “Camiseta Suada”, da Talent para Mizuno; “Botão”, da Talent para Sony Ericsson e “Duvido” da Almap para Pepsi. A Talent também levou dois bronzes: “Cartas” para Estadão e “Pedra Suave” para Timberland. A AlmapBBDO assegurou o terceiro bronze, com “Guitarra” para Pepsi. O Brasil emplacou 12 peças na short list da área. Em Inovação em Meios, o único prêmio do Brasil é da Loducca, que conquistou um troféu de prata com a peça “Cinta” para Nextel. O País não teve jurado nessa categoria.
Sol de Platino
Criada pelo Fiap este ano para destacar a melhor campanha integrada, o novo Sol de Platino, área equivalente ao Titanium Lions de Cannes, teve dois premiados. O troféu platinado foi para “Que vuelvan los lentos”, da BBDO argentina para Doritos, da Elma Chips. O júri também concedeu um ouro para a campanha brasileira “Maradona ou Biro-Biro?”, da JWT para Coca-Cola. Ambas foram finalistas para o prêmio máximo, por isso, os jurados premiaram o trabalho da JWT do Brasil, especialmente. O júri foi formado por Carlos Perez, da BBDO e presidente do Clube de Creativos da Argentina, Celso Loducca, da Loducca, que foi presidente dos júris de TV, Gráfica e Via Pública do Fiap 2009, e Pablo Buffagni, da Conil SVP dos Estados Unidos, agência dedicada ao público hispano do mercado norte-americano.
Rádio
O Brasil teve o melhor desempenho em rádio da história do Fiap, com a conquista de 10 prêmios, sendo seis ouros, dois pratas e dois bronzes. Leo Macias, diretor de criação da Talent e presidente do júri na categoria, considerou que a evolução brasileira na categoria também se deve ao fato de que há muitos trabalhos na área. “Por seu um País com cerca de 170 milhões de habitantes, as ondas do rádio chegam a lugares onde nem caminhões conseguem alcançar”, comparou Leo.
Entre as agências premiadas estão JWT, Y&R, Talent, Fischer América, Bronx e AlmapBBDO. “Apesar de ter inscrito pouco, cerca de 14, o Brasil teve um aproveitamento de 80%, é um recorde histórico”, disse o publicitário, que também foi o representante brasileiro no júri de marketing direto e design. O Grand Prix de Rádio foi conquistado pela EuroRSCG Argentina para Telmex.
Os ouros do Brasil são: “Vocalista”, da JWT para a previdência privada do HSBC, “Relógio Biológico”, da Talent para Mizuno, “Voz”, Talent para Semp Toshiba e “HDTV”, Talent para Net, “Titanic”, da Fischer América para Festival do Cinema Judaico e “Doação”, da Y&R para Santa Casa de Misericórdia. Os pratas “Killing, da JWT para Rádio Rock, e “Flatulência”, da Talent para Unica. Os bronzes foram para “Lado Esquerdo, lado direito”, da Almap BBDO para Gol, e “TV”, da Bronx, para Santa Casa de Curitiba.
O Brasil não recebeu nenhum troféu em TPA (Técnicas de Produção Audiovisual), área em que foi representado no júri pela cineasta Paula Trabulsi, sócia e diretora da Bossa Nova Films. O País foi o terceiro em número de inscrições no Fiap 2009. Com um total de 4.017 inscrições, a Argentina liderou com 632 peças inscritas, seguida pela Espanha (482) e Brasil, que teve 455 trabalhos avaliados no festival.
Salão da Fama
Entre os 40 homenageados pelo Salão da Fama de Ibero America do Fiap, dentre eles 13 brasileiros, Washington Olivetto, da W, foi o que recebeu o maior número de prêmios. Olivetto subiu cinco vezes ao palco. O publicitário recebeu os prêmios pela campanha de Bombril, filme “Hitler” para Folha de São Paulo, Semana” para Época, “Meu primeiro Sutiã” para Valisere e um especialmente por sua carreira. “Fiquei muito feliz, porque tinha 18 anos quando recebi meu primeiro prêmio do Fiap, nos anos 70. Depois, ganhei novamente nos anos 80, 90 e agora nos anos 2000”, disse Olivetto.
Crise mundial afeta festival
O 40º Fiap já refletiu os efeitos da crise econômica mundial sob diferentes aspectos. Além de uma queda de cerca de 20% nas inscrições em relação a 2008 (4.017 contra 5.537), os jurados do festival também não concederam Grand Sol, equivalente ao Grand Prix no festival, a áreas como TV/Cine nem Outdoor, afirmando que “não havia nada revolucionário, além da ausência de produções mais sofisticadas”.
“Não houve nenhum trabalho diferente entre as pecas que ganharam ouro, que estivessem um degrau acima, por isso, não houve GPs nessas áreas”, disse Celso Loducca, que presidiu os júris de TV/Cine, Gráfica e Via Pública. O jurado mexicano Simon Bross afirmou que a crise já afeta, sim, as produções de filmes. “A falta de recursos afeta as produções de um modo
geral, uma vez que nota-se a ausência de detalhes como helicópteros e gruas gigantes nas produções, por exemplo. Os publicitários terão de trabalhar muito mais no campo das ideias para não perderem mais em qualidade”, falou Bross, que esteve no júri de TPA (Técnicas de Producao Audiovisual).
Investimentos publicitários
Javier Furman Pons, diretor de marketing de Ignis Argentina, um dos maiores bureaus de mídia da região, que esteve no Fiap, falou que os investimentos publicitários no país caíram 6,5% no primeiro quadrimestre do ano, contra igual período de 2008, por causa da crise econômica mundial. O executivo apresentou a conferência “Um plano estratégico – um recurso genuíno em tempos de incertezas”.
Pons disse que a dengue e a gripe suína também já provocam retração nos investimentos publicitários na Argentina e que a queda afeta igualmente todos os meios. “Percebemos que a redução dos investimentos é geral, em todos os meios”, comentou ele. Para o executivo, o segundo semestre será melhor do que o primeiro, principalmente após a realização das eleições argentinas para senadores e deputados, que acontece em junho.
Kelly Dores