Almap é Agência do Ano no Clio pela segunda edição consecutiva
Por pouco a edição de 2011 do Clio Awards não repetiu todos os principais premiados do ano passado. Melhor para a AlmapBBDO, que, pela segunda vez consecutiva, será eleita Agência do Ano da competição durante a festa de premiação marcada para a noite desta quinta-feira (19), a ser realizada em Nova York.
Também repetindo 2010, a BBDO receberá o troféu de Rede do Ano, enquanto a Nike leva mais um título de Anunciante do Ano. A diferença entre os principais prêmios do festival está apenas na Produtora do Ano, saindo a MJZ para entrar a Smuggler.
Somando-se todas as áreas do Clio Awards, o Brasil termina a competição com 38 troféus conquistados, 18 deles para a Almap – sendo seis de prata e 12 de bronze. A segunda agência brasileira mais premiada foi a DM9DDB, com três pratas e três bronzes, seguida por F/Nazca S&S (duas pratas e três bronzes), Loducca e Leo Burnett (com uma prata e um bronze cada), Monumenta (uma prata) e Grey, Moma e Giovanni+Draftfcb (um bronze cada). Completa a lista a produtora Jonathan Post, que recebeu uma prata pelo viral institucional “3D sem óculos”, inscrito na área Interactive.
Entre as 12 disciplinas, o País deixou de conquistar prêmios em metade delas: Content & Contact, Design, Radio, Public Relations, Film e a especial Facebook Integrated Media. O principal destaque foi em Print, com 17 troféus (sete pratas e 10 bronzes). Em seguida aparecem Out of Home (três pratas e quatro bronzes), Direct (duas pratas e quatro bronzes), Innovative Media (duas pratas e dois bronzes), Interactive (uma prata e um bronze) e Integrated Campaing (dois bronzes).
A Pereira & O’Dell, agência sediada em San Francisco, nos EUA, e pertencente ao Grupo ABC, também está na lista de premiados, levando um bronze em Film com trabalho desenvolvido para Lego. Outro prêmio envolvendo brasileiros é na categoria Student, com a dupla de alunos da Miami Ad School ESPM de São Paulo Ian Orengel e Diego Machado, receberam um bronze com trabalho dirigido pelo professor Rafael Donato e criado para o Burger King.
Prêmios especiais
Completando a lista dos principais prêmios, o Clio Awards entregará ao diretor de comerciais Joe Pytka o Lifetime Achievement Award, que reconhece a contribuição dos profissionais de agências ou empresas de comunicação à indústria da propaganda. Outro homenageado, que receberá o Honorary Clio, será Phil Rosenthal, produtor e diretor da série “Everybody loves Raymond”.